Topo

'Nasce uma Estrela' parte como favorito nas principais categorias do Globo de Ouro

04/01/2019 17h05

Los Angeles, 4 Jan 2019 (AFP) - As celebridades de Hollywood chegarão ao tapete vermelho neste domingo para o Globo de Ouro, que marca o início da temporada de premiações do setor de entretenimento americano, com o romance musical "Nasce uma Estrela" como favorito nas principais categorias.

Apesar do biopic de Dick Cheney "Vice" liderar o número de indicações, com seis, parece provável que "Nasce uma Estrela" - e sua dupla de protagonistas Lady Gaga e Bradley Cooper - ganhará força antes do Oscar, no mês que vem.

"'Nasce uma Estrela' tem tudo a seu favor, incluindo o sucesso de bilheteria e de crítica", disse à AFP Paul Dergarabedian, analista sênior de mídia da empresa de dados ComScore.

Mas ele advertiu que o Globo de Ouro - entregue pelos mais de 90 membros da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood - é notoriamente imprevisível.

"Isso é o que o torna tão divertido", afirmou Dergarabedian. "Os indicados deste ano nas principais categorias são incrivelmente merecedores, então qualquer coisa pode acontecer".

Neste ano, o Globo de Ouro chega no início da votação para as indicações ao Oscar e, embora não seja um indicador claro do sucesso dos Prêmios da Academia, é um guia da conjuntura.

"Quase sempre há um elemento de surpresa em algum lugar nas principais premiações", diz Shawn Robbins, analista chefe da boxoffice.com.

"'Nasce uma Estrela' parece ser um dos favoritos a melhor filme de drama no Globo de Ouro, mas é difícil descartar a possibilidade de uma virada de um filme como 'Pantera Negra' ou possivelmente até 'Infiltrado na Klan'", acrescenta.

Se há uma aposta certa na noite de domingo no Beverly Hilton, é que o sincero "Roma", de Alfonso Cuarón, uma homenagem cinematográfica à sua infância na Cidade do México na década de 1970, levará o prêmio de melhor filme estrangeiro. Ele também concorre a melhor diretor.

"Cuarón está surfando em uma enorme onda de elogios da crítica à 'Roma', e se há algo de favoritismo quando se trata do Globo de Ouro, é isso", diz Dergarabedian.

Os que disputam com o cineasta mexicano o prêmio de melhor diretor são Spike Lee ("Infiltrado na Klan"), Peter Farrelly ("Green Book"), Adam McKay ("Vice") e Cooper, que fez sua estreia atrás das câmeras com "Nasce uma Estrela", dirigindo a si próprio.

Para os especialistas entrevistados pelo site de previsão de prêmios Gold Derby, "Nasce uma Estrela" é uma certeza para o melhor filme de drama, mas Cuarón levará para casa o prêmio de melhor diretor.

- Disputa acirrada para comédia ou musical -Diferentemente do Oscar, os Globos de Ouro têm categorias paralelas para filmes de drama e de comédia ou musical - o que significa duas vezes mais prêmios, e uma chance para os que votam no Oscar considerarem uma gama maior de desempenhos.

Gaga poderia ser duas vezes vencedora, com indicações nas categorias de melhor atriz de filme de drama e de melhor canção original, com o hit do filme, "Shallow".

"Nasce uma Estrela" conta a história de um roqueiro (Cooper) que descobre uma cantora e compositora (Gaga) e a impulsiona para o estrelato, enquanto ele está sucumbindo ao álcool e a seus demônios interiores.

É a quarta versão de Hollywood da história, que originalmente chegou aos cinemas em 1937.

Para o prêmio de melhor ator de filme de drama, Cooper é um dos favoritos ao lado de Rami Malek, que interpreta o vocalista do Queen, Freddie Mercury, no filme biográfico "Bohemian Rhapsody".

O leque nas categorias de comédia ou musical é mais amplo.

Além de "Vice", os principais concorrentes incluem a comédia real "The Favorite", a comédia dramática sobre direitos civis "Green Book" e a sequência da Disney "O Retorno de Mary Poppins".

O ator galês Christian Bale, quase irreconhecível como Cheney, é o favorito ao prêmio de melhor ator de comédia ou musical, mesmo que as críticas contraditórias que o filme recebeu tenham prejudicado suas chances gerais de premiação.

Mas ele enfrenta a forte concorrência de Viggo Mortensen, que contracena com Mahershala Ali em "Green Book" - a história de um pianista negro nos Estados Unidos dos anos 1960 que contrata um segurança ítalo-americano como motorista para uma turnê pelo Sul racialmente dividido.

Na categoria de melhor atriz de filme de comédia ou musical, Olivia Colman, que interpreta Queen Anne em "The Favorite", disputa com Emily Blunt, que encarna a mágica babá britânica.

- Novos rostos nas categorias de TV -O Globo de Ouro também homenageia o melhor da televisão, e pode parecer um pouco redundante após o Emmy de setembro, repetindo muitos dos seus indicados.

O vencedor do Emmy "O Assassinato de Gianni Versace: American Crime Story", por exemplo, lidera o número de indicações no Globo de Ouro, com quatro.

Mas o Globo de Ouro também olha para os programas que foram ao ar tarde demais para a disputa do Emmy.

A minissérie da HBO "Sharp Objects", o drama da Amazon "Homecoming", estrelado por Julia Roberts, e a comédia "The Kominsky Method", da Netflix, foram indicados.

O 76º Globo de Ouro começará às 17h00 (23h00 em Brasília) em Beverly Hills.

Os apresentadores da cerimônia serão a atriz Sandra Oh, que foi indicada pelo aclamado drama de TV "Killing Eve", e o comediante Andy Samberg.

NETFLIX

THE WALT DISNEY COMPANY

AMAZON.COM