Topo

Brigitte Bardot pede um "milagre de Natal" para os animais na França

A atriz e ativista Brigitte Bardot  - Ronald Zak/AP Photo
A atriz e ativista Brigitte Bardot Imagem: Ronald Zak/AP Photo

Em Paris (França)

26/12/2018 10h38

A atriz Brigitte Bardot pediu nesta quarta-feira (26) ao presidente francês Emmanuel Macron um "milagre" de Natal para melhorar as condições dos animais, em uma carta na qual também solicita a instalação de câmeras de videovigilância em matadouros.

"A proteção animal na França está totalmente abandonada, não importa para o governo", disse a artista de 84 anos e ativista dos direitos dos animais em uma carta aberta. "O Natal é um pequeno milagre para alguns e acredito em milagres!", prosseguiu.

"É difícil, às vezes impossível, melhorar a condição humana, mas com um pouco de atenção, compaixão e vontade seria fácil melhorar o dos animais cujos sofrimentos são uma vergonha para toda a França", disse ainda Brigitte Bardot.

Para ela, a vigilância por vídeo é indispensável nos matadouros, "lugares assustadores onde 3 milhões de animais são mortos todos os dias na França, em condições bárbaras, indignas e terríveis". Por outro lado, ele acusa Macron de ter demonstrado sua "lealdade aos caçadores". "Você faz da França um centro de lazer para o extermínio de animais", enfatiza.

Bardot lembra que 76 associações de proteção animal, incluindo a Fundação Bardot, acabam de publicar uma denúncia sobre "abusos de caça". Nos últimos meses, a atriz repetidamente chamou a atenção do presidente da República sobre o tema das condições dos animais.