Topo

Revista alemã 'Der Spiegel' apresenta denúncia contra jornalista que falsificava reportagens

23/12/2018 12h39

Berlim, 23 dez 2018 (AFP) - A influente revista semanal alemã "Der Spiegel" anunciou neste domingo ter apresentado uma denúncia contra um de seus ex-jornalistas, expulso por falsificar artigos e suspeito de ter desviado doações em favor de órfáos sírios que moram nas ruas da Turquia.

A revista informou que possui informações segundo as quais Claas Relotius teria organizado uma coleta de dinheiro entre seus leitores para ajudar os protagonistas de seus textos, através de depósitos na conta bancária do próprio jornalista.

"A Der Spiegel passará todas as informações que reuniu à promotoria, dentro de uma denúncia", anunciou a revista em seu site.

Relotius admitiu que inventou histórias e personagens em mais de uma dúzia de artigos. O escândalo foi revelado na última quarta-feira pela revista alemã, depois que o jornalista, 33, pediu demissão, no último dia 16.

Preocupados, leitores informaram nos últimos dias a redação sobre a campanha de doações de Relotius em favor de órfãos sírios, heróis de um de seus artigos, publicado em julho de 2016.

O jornalista organizou a arrecadação enviando e-mails para leitores que lhe haviam escrito sobre a reportagem falsa. Um fotógrafo turco que trabalhou com Relotius no artigo apontou, desde então, importantes inexatidões.

A revista disse acreditar que Relotius inventou os personagens principais da reportagem, e afirmou que não tinha conhecimento da campanha de doações e desconhece o montante arrecadado.

O jornalista premiado descreveu seus esforços para ajudar estas crianças em vários artigos, em que relatava sua luta de vários meses para fazer com que elas chegassem à Alemanha, o que também seria uma mentira, segundo a revista.

Em sua última edição, publicada hoje, a Der Spiegel estima que estas mentiras são "o pior que pode acontecer em uma redação", pede desculpas, e promete "fazer o possível" para recuperar sua credibilidade.

dlc/cw/cdu/bc/me/lb