Topo

Facebook abre quiosque em Nova York para informar usuários sobre privacidade

13/12/2018 21h17

Nova York, 13 dez 2018 (AFP) - Em meio a escândalos e críticas pelo uso de dados pessoais, o Facebook abriu, nesta quinta-feira (13), um quiosque 'pop-up' (temporário) em Nova York para explicar aos usuários como podem proteger sua privacidade.

Durante 10 horas, funcionários do Facebook ofereceram aos transeuntes café e chocolate quente e lhes explicaram como verificar as configurações de privacidade em sua conta na rede social - quem pode ver seus dados pessoais e porque - e como modificá-las para excluir algumas pessoas ou anunciantes.

Após uma experiência similar em Londres em setembro, o Facebook fez esta operação de marketing pedagógico - a primeira nos Estados Unidos - no mercado de Natal que é montado todos os anos em Bryant Park, em Manhattan.

"Sabemos que as pessoas têm dúvidas sobre os dados pessoais e a publicidade na plataforma, portanto pensamos que era um momento excelente para falar com elas pessoalmente", explicou Kahliah Barnes, responsável de privacidade da rede social.

Nove meses após a revelação do escândalo da Cambridge Analytica, que provocou investigações parlamentares e tentativas de boicote à rede social, que tem mais de dois bilhões de usuários, a ideia é mostrar os esforços da companhia californiana para esclarecer seu uso de dados pessoais.

Jennifer Shin, de 26 anos, que passou pelo quiosque na hora do almoço, disse que a iniciativa é "interessante, considerando todas as preocupações que há atualmente em relação ao Facebook e à privacidade".

"Entrei com uma opinião negativa, depois de todos esses artigos sobre as coisas ruins que o Facebook fez", apontou Michael Beswetherick, engenheiro de sistemas do New York Times, de 26 anos.

Após conversar com os funcionários e lhes perguntar como faziam para limitar a difusão de informações falsas em período eleitoral, saiu do quiosque satisfeito: "Eram todos muito legais. Não é um trabalho fácil", afirmou.

cat/tu/sdu/lb/ll/db