Topo

CNN demite comentarista após polêmica sobre Israel

30/11/2018 18h07

Washington, 30 Nov 2018 (AFP) - A rede americana CNN disse nesta quinta-feira que pôs fim ao contrato com um de seus comentaristas depois de que ele emitiu declarações controversas sobre o conflito entre israelenses e palestinos em um evento da ONU.

"Marc Lamont Hill não tem mais um contrato com a CNN", disse um porta-voz em uma breve declaração publicada no site da rede de televisão.

Hill, que é professor na Universidade de Temple, na Filadélfia, falou em um fórum organizado pela ONU, no âmbito do "Dia Internacional da Solidariedade com o Povo Palestino".

O especialista pediu "uma Palestina livre do rio ao mar", uma declaração que alguns associaram com o movimento islamita palestino Hamas.

"Do rio ao mar" é uma frase usada pelo Hamas e outros grupos extremistas pró-palestina que defendem a libertação total da Palestina do rio Jordão ao mar Mediterrâneo.

Hill se referiu à polêmica no Twitter, afirmando que a frase "não era um chamado a destruir nada nem ninguém".

"Era um chamado à justiça, tanto em Israel como na Cisjordânia e em Gaza", indicou. "Eu apoio a autodeterminação da Palestina. Sou muito crítico em relação à política e às práticas de Israel".

"Não apoio o antissemitismo, nem o assassinato de pessoas judias nem nenhuma dessas outras coisas atribuídas ao meu discurso", acrescentou. "Passei toda a minha vida lutando contra essas coisas".

la/mdo/amz/an/mps/db/mvv

Twitter