Topo

Itália quer renegociar pinturas de Da Vinci ao Louvre: "Franceses não podem ter tudo"

A icônica "Mona Lisa", de Leonardo da Vinci - Reprodução
A icônica "Mona Lisa", de Leonardo da Vinci Imagem: Reprodução

Da AFP, em Roma

17/11/2018 12h37

A Itália quer renegociar o contrato de empréstimo de todas as pinturas de Leonardo Da Vinci para o Louvre em 2019, para uma exposição que marcará os 500 anos de sua morte, informou a imprensa italiana neste sábado (17).

A secretária de Cultura, Lucia Borgonzoni, da Liga (extrema direita), declarou no Corriere della Sera que os termos do acordo assinado pelo ex-ministro da Cultura, Dario Franceschini, eram "inconcebíveis".

"Leonardo é italiano, ele só morreu na França", explicou sobre o famoso artista renascentista, nascido na Itália em 1452 e que morreu na França em 1519. "Emprestar essas pinturas ao Louvre deixaria a Itália à margem de um grande evento cultural", acrescentou.

Em 2017, a Itália se comprometeu a emprestar todas as pinturas de Da Vinci ao Louvre para uma exposição programada para 2019.

"Temos que renegociar tudo. Quando a autonomia dos museus está em jogo, o interesse nacional não pode ficar em segundo lugar. Os franceses não podem ter tudo", afirmou.

O acordo entre os dois países também prevê que o Louvre emprestará as obras de Rafael ao estábulo do Quirinale para uma exposição em 2020.