Encontrado no Japão um filme de aventuras do ancestral do Mickey
Tóquio, 15 Nov 2018 (AFP) - Quando Yasushi Watanabe comprou um desenho animado, há décadas na cidade japonesa de Osaka, não sabia que tinha adquirido uma parte da história do cinema de animação.
O modesto filme que comprou por 500 ienes (cerca de quatro euros no câmbio atual) acabou sendo um desenho cujo rastro tinha sido perdido, produzido por Walt Disney e cujo protagonista era o predecessor de Mickey Mouse.
Esta descoberta foi informada pelo jornal Asahi Shimbun, meio que Watanabe contatou depois de ter lido um livro sobre a história de "Oswald o coelho da sorte", um personagem criado pela Disney nos anos 1920 com o rosto parecido ao do Mickey mas com orelhas longas.
A Disney perdeu os direitos do personagem e criou Mickey Mouse para substituí-lo.
O livro que Watanabe leu contava que sete dos 26 curta-metragens de Oswald tinham sido perdidos, e então se lembrou de sua compra de adolescente.
Estava etiquetada em japonês "Mickey Manga Spide" - Mickey Cartoon Speedy em inglês - e contava a história de um cachorro policial que perseguia Oswald e sua namorada em moto.
À medida que o trio percorre caminhos e vales, os personagens e seus veículos, como se fossem elásticos, se distendem e contraem, uma técnica encontrada com frequência nos filmes da Disney.
O jornal se comunicou com o autor do livro e os arquivos de Walt Disney e pôde confirmar que era um dos filmes que faltava, cujo título original é "Neck 'n' Neck".
"Estamos absolutamente encantados de saber que existe uma cópia do filme perdido", disse ao jornal Becky Cline, responsável do arquivo.
"Como fã da Disney há vários anos, estou encantado de poder desempenhar um papel nesta descoberta", declarou Watanabe, historiador especializado em animação, que atualmente tem 84 anos.
O curta se encontra agora nos arquivos da Kobe Planet Film e outro filme que mostra 50 segundos da mesma animação também foi descoberto no Toy Film Museum de Kioto, detalhou o jornal.
bur-sah-uh/alm/pb/mb/db
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.