Presidente de Cuba estreia no Twitter e marca novo estilo
Havana, 10 Out 2018 (AFP) - O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, estreou nesta quarta-feira (10) no Twitter com uma mensagem de continuidade, mas confirmando uma mudança de estilo em comparação com seus antecessores Fidel e Raúl Castro.
"Estamos em La Demajagua, o lugar que soma sentimentos patrióticos #SomosCuba e #SomosContinuidad", escreveu em seu primeiro tuíte Díaz-Canel, de 58 anos, que assumiu o cargo em 19 de abril, sucedendo os irmãos Castro.
Nem Fidel, antes de sua morte em 2016, nem Raúl abriram contas oficiais no Twitter.
Para a sua estreia nesta rede social, o líder cubano escolheu o dia em que os cubanos comemoram o 150º aniversário do "Grito de Yara", que lembra o início da guerra de independência contra o colonialismo espanhol em 1868, na fazenda "La Demajagua" (sudeste).
Em sua biografia no Twitter, Díaz-Canel se diz "comprometido com as ideias de Martí (o herói nacional José Martí), de Fidel e Raúl".
Diante do "cerco imperial (dos Estados Unidos)" e do embargo imposto a Cuba desde 1962, "não falharemos, não trairemos e não nos renderemos jamais", declarou Díaz-Canel, em um discurso transmitido pela televisão cubana.
"Lutamos 150 anos e continuaremos lutando até a vitória sempre", acrescentou.
Cuba e Estados Unidos tiveram uma histórica aproximação entre 2014 e 2016, durante a gestão de Barack Obama e Raúl Castro, restabelecendo relações diplomáticas e reabrindo embaixadas. Mas este bom momento acabou com a chegada de Donald Trump ao poder, que agravou o bloqueio à ilha.
Sob o governo de Díaz-Canel, que considera a informatização da sociedade cubana uma prioridade, a comunicação presidencial ganhou nova vida no país.
De acordo com observadores, esta estratégia aproximar o líder cubano a uma população que ainda o conhece pouco, e que não desfruta da legitimidade de seus antecessores poderosos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.