Topo

Ministro francês pede à Alemanha para acelerar reformas europeias

04/10/2018 08h01

Berlim, 4 Out 2018 (AFP) - O ministro francês da Economia e das Finanças, Bruno Le Maire, pediu à Alemanha nesta quinta-feira (4) que "aja rapidamente" para avançar projetos de reformas europeias, estancadas há quatro meses depois de seu anúncio.

"Ou temos um orçamento da zona euro, ou em um determinado momento já não haverá zona euro", adverte o ministro em entrevista ao jornal alemão "Süddeutsche Zeitung".

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Emmanuel Macron, acertaram em junho um plano de reformas da zona euro, em especial o projeto de dotar os países que aderiram à moeda europeia de uma capacidade orçamentária comum. O objetivo é ter um para-raios, em caso de nova crise.

Os países do norte da Europa e Alemanha, economias que prosperam com amplo superávit orçamentário, são contrários a implementar este mecanismo que representaria empréstimos para os países em dificuldades, ou menos rigorosos com suas contas públicas.

A França também tenta convencer seus sócios europeus da necessidade de taxar os gigantes de Internet, tema sobre o qual a Alemanha mantém um ambíguo silêncio.

"Não temos de ter medo do Google, Amazon e Facebook. Nós, os europeus, somos seus melhores clientes. Estamos em posição de força e temos de aproveitar isso", afirma Bruno Le Maire.

Em plena tensão comercial com Washington, a Alemanha teme as consequências de um ataque frontal a esses gigantes americanos.

"De quem temos medo? Dos Estados Unidos? Parece claro para todo mundo que Donald Trump respeita apenas quem mostra força e determinação", responde Le Maire.