Escritor japonês Haruki Murakami despreza prêmio Nobel "alternativo"
O escritor japonês Haruki Murakami desprezou o prêmio alternativo da "Nova Academia" sueca que pretende substituir o Nobel de Literatura, depois de ficar entre os finalistas e pedir para ser retirado da lista.
O novo prêmio literário foi anunciado ao mesmo tempo que a criação da "Nova Academia" por uma centena de personalidades da cultura sueca.
Na lista de finalistas aparecem também a francesa Maryse Condé, o britânico Neil Gaiman e a canadense de origem vietnamita Kim Thúy.
Em um e-mail, Haruki Murakami agradeceu à "nova academia" pela honra que lhe fazem, mas pediu para ser retirado da lista.
"Ele prefere se concentrar em sua escrita e continuar fora da atenção midiática", indicou a "Nova Academia" em sua página Facebook.
Os novos acadêmicos afirmam ser defensores da "democracia, da abertura, da empatia e do respeito", em oposição à Academia sueca, que teve que adiar o Prêmio Nobel de Literatura 2018 devido a um escândalo sexual, no âmbito do movimento #MeToo.
O nome do vencedor do novo prêmio de literatura será revelado em 12 de outubro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.