Topo

"Hashtag" pré-histórica pode ser desenho mais antigo do mundo

Paris (França)

12/09/2018 19h08

Cientistas da África do Sul encontraram um símbolo similar a uma "hashtag" rabiscado em um pedaço de rocha, que eles acreditam ser o desenho a lápis mais antigo do mundo.

O desenho, segundo os arqueólogos, foi feito há 73 mil anos, pelo menos 30 mil anos antes dos demais desenhos abstratos previamente identificados na África, Europa e Sudeste Asiático.

Foi encontrado por pesquisadores dentro da Caverna Blombos, um sítio arqueológico localizado cerca de 300 quilômetros ao leste da Cidade do Cabo, um local que contém evidências de alguns dos primeiros elementos do que os humanos hoje chamariam de cultura.

Expedições anteriores à caverna encontraram contas de conchas, peças gravadas de ocre e ferramentas fabricadas a partir de uma substância rudimentar semelhante a um cimento.

Entre os artefatos havia um pequeno floco de rocha de silicato, sobre o qual um padrão de linhas cruzadas de três por seis foi intencionalmente desenhado em vermelho ocre.

"Nossas análises microscópicas e químicas do padrão confirmam que o pigmento vermelho ocre foi intencionalmente aplicado ao floco com um lápis ocre", escreveu a equipe em um estudo publicado nesta quarta-feira (12) na revista Nature.

Eles disseram que o padrão que aparece no fragmento originalmente pode ter ocupado uma área maior e ter sido "mais complexo em sua totalidade".

Embora existam gravuras rupestres bem mais antigas, incluindo uma em Java de pelo menos meio milhão de anos, a equipe de pesquisadores disse que a 'hashtag' da Caverna Blombos é o mais antigo desenho conhecido.

"Isso reforça a ideia de que o desenho era algo que existia nas mentes dos caçadores-coletores", disse à AFP  Francesco  d'Errico, diretor do Centro Nacional de Pesquisa Científica da Universidade de Bordeaux.

Embora desenhos como o descoberto na África do Sul sem dúvida tinham um "significado simbólico", d'Errico disse que os primeiros humanos "provavelmente não os consideravam como arte".