Topo

Cartunista australiano é criticado por charge de Serena Williams

Charge de Mark Knight publicado pelo Herald Sun sobre a derrota Serena Williams na final do US Open - Mark Knight/Heral Sun-News Corp. via AP
Charge de Mark Knight publicado pelo Herald Sun sobre a derrota Serena Williams na final do US Open Imagem: Mark Knight/Heral Sun-News Corp. via AP

Da AFP, em Sydney (Austrália)

11/09/2018 08h14

O cartunista australiano Mark Knight recebeu várias críticas por uma charge da tenista Serena Williams e foi acusado de racismo e sexismo, entre outros, pela escritora britânica JK Rowling, autora da saga Harry Potter.

Na charge, publicada na segunda-feira pelo jornal "Herald Sun", vê-se Serena Williams com lábios muito volumosos e um aspecto masculinizado, pulando sobre sua raquete, em meio a um rompante em sua derrota na final do Aberto dos Estados Unidos no sábado.

O ataque de ira de Serena Williams contra o árbitro de cadeira na final do torneio nova-iorquino deu a volta ao mundo. A estrela americana foi punida com uma multa de 17.000 dólares e denunciou o sexismo e os dois pesos e duas medidas no tratamento de homens e mulheres no tênis.

Serena Williams foi derrotada na final pela japonesa Naomi Osaka e perdeu a chance de somar seu 24º título de Grand Slam. "Não pode, simplesmente, deixá-la ganhar?", pergunta o árbitro a Osaka no desenho de Knight.

Conhecido por suas charges polêmicas, o cartunista foi amplamente criticado, inclusive por parte um membro do Congresso americano. "Parabéns por ter reduzido uma das maiores esportistas vivas a traços racistas e sexistas e por ter transformado outra grande esportista em um acessório sem rosto", criticou a escritora JK Rowling.

Knight respondeu que também fez uma charge pouco amável de um tenista australiano, Nick Kyrgios, "que se comportou mal". "Não misturei gênero em nada disso, é uma questão de comportamento", alegou Knight.

Michael Miller, CEO da News Corp Australasia, editora do "Herald Sun", defendeu o cartunista. "As críticas contra a charge mostram que o mundo se tornou demasiado politicamente correto e não compreende o papel das charges da imprensa e da sátira", afirmou. "É preciso denunciar os maus comportamentos, qualquer que seja o esporte", completou.

O jornal "The Washington Post" considerou que o desenho é "racista". "Knight desenha traços do rosto que refletem as charges desumanizantes tipo 'Jim Crow' (as leis que estabeleciam a segregação nos Estados Unidos), tão frequentes nos séculos 19 e 20", afirmou o comentarista Michael Cavna.