Topo

Festival no oeste da França celebra o orgulho de ser ruivo

25/08/2018 17h21

Châteaugiron, França, 25 Ago 2018 (AFP) - Vermelho, alaranjado, louro veneziano... Todos os matizes de ruivo se reuniram neste sábado (25) em Châteaugiron (oeste) por ocasião da primeira edição do "Red Love", festival destinado a "demonstrar o orgulho" de ter cabelos dessa cor.

"Nasci ruivo, vou continuar assim e sou bonito como todos em volta de vocês!", resume Simon, um agricultor de 32 anos, que participa da manifestação para encontrar "gente como a gente".

"Riam de mim quando era criança: me chamavam de cabelo de cenoura", lembra. "Igual ao que fazem com os gordos", diz.

Este tipo de festival não é incomum na Europa. Liam Fife e outros três amigos se conheceram o "Roodharigendag", a maior manifestação mundial dedicada a ruivos, celebrada todos os anos na Holanda.

"Até os 15 anos foi horrível", conta Liam, que tem uma longa barba ruiva.

"Você fede, é feio", foram algumas das ofensas que Liam teve que escutar. Depois, "conquistou mais confiança" e vai de festival em festival celebrar o orgulho de ser ruivo. "Quando vejo uma criança assim, dou força, o incentivo, não quero que viva o mesmo isolamento", afirma.

Com topetes, dreadlocks, curtos ou longos... Todo tipo de cabelo passou no enorme terreno cedido pela prefeitura de Châteaugiron para o evento.

Os shows e espetáculos se sucederam ao longo do dia, entre eles um desfile de 18 ruivas em vestidos de noiva.

Umas 1.200 pessoas participaram do evento, afirmou um dos organizadores, Pascal Sacleux.