Escritor russo e ex-dissidente Vladimir Voinovich morre aos 86 anos
O escritor russo Vladimir Voinovich, um ex-dissidente soviético e autor do livro "A Vida e as Extraordinárias Aventuras do Soldado Ivan Tchônkin", morreu aos 86 anos após sofrer um ataque cardíaco, anunciaram seus familiares neste sábado (28).
"Vladimir Nikolayevich [Voinovich] morreu", disse à agência pública de notícias Tass um parente do escritor, cujos livros foram traduzidos para várias idiomas.
O ministro russo da Cultura, Vladimir Medinski, elogiou um "escritor de grande talento, autor de letras de música apreciadas, um cidadão responsável e ativo".
"Sua obra sempre foi uma visão aguda da realidade, habilmente transmitida por meio de uma linguagem viva e fascinante", acrescentou, citado pela Tass.
O ministro elogiou ainda a contribuição de Vladimir Voinovich para o "reforço da liberdade de expressão, o desenvolvimento dos princípios de igualdade, compreensão mútua e harmonia social" na Rússia.
Nascido em 1932 em Stalinabad, no Tadjiquistão soviético, Voinovich ficou conhecido, em um primeiro momento, como autor satírico, com "A Vida e as Extraordinárias Aventuras do Soldado Ivan Tchônkin", que mostra os absurdos do totalitarismo. Publicado no Ocidente, o livro circulou de forma clandestina.
Próximo a outros dissidentes da época, foi excluído da União de Escritores Soviéticos em 1974 e, mais tarde, viu-se forçado a emigrar para a Alemanha, depois de perder a nacionalidade.
Também compositor, voltou para a Rússia após a dissolução da União Soviética e continuou seu trabalho de escritor, mostrando-se com frequência muito crítico das autoridades russas.
Em 2002, apresentou um panfleto no qual tachava de "mito" o talento do Prêmio Nobel de Literatura e ex-dissidente soviético Alexander Solzhenitsyn, falecido em 2008.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.