Topo

Quem tem mais de 28 anos não se interessa por músicas novas, diz pesquisa

Está chegando perto dos 30? A chance de se interessar por músicas de Justin Bieber é pequena, segundo pesquisa - Mariana Pekin/UOL
Está chegando perto dos 30? A chance de se interessar por músicas de Justin Bieber é pequena, segundo pesquisa Imagem: Mariana Pekin/UOL

Nova York (EUA)

24/07/2018 16h08

Você costuma ouvir as mesmas canções em vez de conhecer músicas novas? Segundo um estudo do serviço de streaming Deezer, você não está sozinho, ao menos se tiver mais de 28 anos.

O Deezer entrevistou 5.000 adultos on-line no Brasil, Grã-Bretanha, França, Alemanha e Estados Unidos sobre suas preferências e costumes musicais. E descobriu que "o hábito musical" ou seja, o fenômeno que faz as pessoas ouvirem principalmente músicas familiares e não inéditas ocorre em média aos 27 anos e 11 meses.

A descoberta musical atinge seu ponto máximo quase três anos antes: as pessoas de 25 anos ouvem ao menos dez novas canções por semana.

Os brasileiros são os que adquirem este "hábito musical" mais cedo, aos 23 anos e dois meses de idade, enquanto os alemães permanecem curiosos por mais tempo, até os 31 anos.

A maioria dos entrevistados de todos os países disse desejar encontrar mais músicas novas.

Os horários de trabalho são a principal razão pela qual os entrevistados deixaram de tentar descobrir coisas novas, apesar de também mencionarem outras tarefas do dia a dia, como a criação dos filhos.

O Deezer realizou a pesquisa para promover sua ferramenta Flow, que recomenda aos usuários novas canções, para assim descobrir seus hábitos e gostos.

O Deezer, que é concorrente de plataformas como Spotify, Apple Music e Tidal, tem 14 milhões de usuários ativos mensais.