Topo

New York Daily News demite metade de sua equipe editorial

23/07/2018 21h01

Nova York, 24 Jul 2018 (AFP) - O jornal New York Daily News, conhecido por suas manchetes provocadoras, virou notícia nesta segunda-feira (23) com o corte de quase metade de sua equipe editorial, em mais um caso de demissões em massa no setor de imprensa.

Os funcionários desta publicação centenária, adquirida há menos de um ano pelo grupo Tronc, foram informados por e-mail que o corte foi feito para lidar com "desafios financeiros significativos".

A equipe editorial será reduzida em quase 50%, e o jornal analisa uma reestruturação concentrada em notícias de última hora, principalmente em áreas relacionadas com o "crime, a justiça civil e responsabilidade pública", segundo a nota dirigida aos funcionários, que circulou amplamente no Twitter.

"As decisões que estão sendo anunciadas refletem as realidades de nosso negócio e a necessidade de se adaptar ao meio em um entorno de mudanças constantes", aponta o memorando.

A decisão foi questionada pelo governador do estado de Nova York, o democrata Andrew Cuomo, através de um comunicado que publicou em sua conta do Twitter.

"Peço ao Tronc que reconsidere esta decisão, e estou disposto a trabalhar com eles para evitar um desastre".

"Entendo que as grandes companhias costumam pensar apenas em termos de lucros e dividendos, mas em Nova York também levamos em conta a perda de uma instituição importante" e "a perda de empregos", acrescentou.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, também lamentou a decisão: "É um desastre para Nova York", disse.