Topo

Música entre as ruínas de Mossul é usada para pedir paz no Iraque

Maestro iraquiano Karim Wasfi toca em Mossul - AFP PHOTO / Zaid AL-OBEIDI
Maestro iraquiano Karim Wasfi toca em Mossul
Imagem: AFP PHOTO / Zaid AL-OBEIDI

Em Mossul (Iraque)

30/06/2018 11h48

Notas musicais para aliviar a dor da guerra no Iraque. O violoncelista e maestro de uma orquestra iraquiana-americana Karim Wasfi toca entre as ruínas de Mossul uma mensagem de "paz e coexistência".

Dezenas de pessoas assistiram sua apresentação nesta sexta-feira (29). Alguns usaram o celular para filmar o músico acompanhado da orquestra Nerkal, composta de violino, violão e alaúde.

Os músicos tocaram entre os dois símbolos religiosos da cidade: o minarete inclinado - apelidado de corcunda pela população - e o convento dominicano Nossa Senhora da Hora, cujo relógio mostra a hora na cidade.

Os edifícios ficaram destruídos durante a batalha contra os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI), que transformaram a cidade em sua "capital" no Iraque até sua expulsão em julho de 2017.

"Esta música é uma mensagem de Mossul ao mundo inteiro, que contém os conceitos de segurança, paz e coexistência", afirma o ex-diretor da orquestra filarmônica de Bagdá, nascido no Cairo em 1977 e apelidado de "Rostropóvich iraquiano" em referência ao célebre violoncelista russo.

"Convocamos as empresas, os investidores e as organizações a vir participar da reconstrução da cidade, em particular, a cidade velha destruída", acrescentou.

As autoridades iraquianas realizaram uma campanha de retirar os escombros de Mossul, primeira etapa da reconstrução da cidade.