Topo

Restauração revela aspecto original da 'Adoração do Cordeiro Místico'

19/06/2018 18h30

Gante, Bélgica, 19 Jun 2018 (AFP) - A "Adoração do Cordeiro Místico", quadro pintado no início do século XV pelos irmãos Van Eyck, revelou nesta terça-feira (19) na Bélgica parte de seu aspecto original, "muito mais expressivo e intenso", segundo a equipe encarregada da restauração desta obra-prima da pintura flamenga.

É uma das etapas importantes do vasto trabalho de renovação empreendido no fim de 2012 pelo Instituto Real do Patrimônio Artístico (IRPA) sobre o célebre retábulo da abadia de São Bavão de Gante (noroeste da Bélgica).

Há alguns meses, este trabalho, realizado no museu municipal de Belas Artes, se concentrou em retirar partes repintadas na parte central da obra, incluindo a cabeça do cordeiro.

O resultado desta etapa, apresentado nesta terça-feira à imprensa, revelou surpresas espetaculares, segundo os restauradores.

"A cabeça é muito diferente da que se conhecia desde o século XVI. Trata-se de um cordeiro muito mais intenso, mais expressivo, que tem um contacto mais direto com o público, com grandes olhos", explicou à AFP Hélène Dubois, chefe de projeto para o IRPA.

"Ignorava-se até que ponto este retábulo havia sido coberto por outras pinturas no século XVI, e redescobrimos a arte original dos Van Eyck", afirmou a especialista.

A obra de arte dos irmãos Hubert e Jean Van Eyck, inspirada em diversos episódios bíblicos, concluída em 1432, está inscrita no Patrimônio Mundial da Unesco.

A restauração completa de ambos os lados de seus 12 painéis articulados deve ser concluída até o final de 2019, disse Dubois, a tempo para o início de um ano de celebrações centradas nas obras de Jan Van Eyck.

vid-mad/agr/age/mb/db/mvv