Topo

Morre fotógrafo americano David Douglas Duncan, que imortalizou Picasso

O fotógrafo David Douglas Duncan célebre por seu trabalho na Guerra da Coreia - Kirsty Wigglesworth/AP
O fotógrafo David Douglas Duncan célebre por seu trabalho na Guerra da Coreia Imagem: Kirsty Wigglesworth/AP

D Nice (França)

08/06/2018 07h23

O fotógrafo americano David Douglas Duncan, célebre por seu trabalho sobre a guerra da Coreia em 1950 e por ter imortalizado Picasso, faleceu aos 102 anos na Côte d'Azur francesa - informou o museu Picasso de Antibes nesta sexta-feira (8).

Douglas Duncan, que também era um amigo íntimo do artista espanhol, morreu em consequência de uma "pneumopatia, cercado de seus familiares", anunciou o diretor desse museu do sudeste francês, Jean-Louis Andral.

O fotógrafo vivia na Côte d'Azur francesa desde os anos 1960.

"Conheceu Picasso em 1956 e foram muito amigos até sua morte, em 1973", uma amizade que manteve com a viúva do pintor, Jacqueline, e com sua filha, Catherine, acrescentou o diretor.

Mobilizado durante a Segunda Guerra Mundial, Douglas Duncan fez dos militares o centro de seu trabalho. No prefácio de seu livro intitulado "This is war!", publicado em 1951, o fotógrafo escreveu: "Não há qualquer conclusão impactante (no livro). Quero apenas mostrar um pouco do que o homem deve suportar, quando seu país decide entrar em guerra".

Até sua morte, permaneceu marcado por sua reportagem em plena guerra da Coreia (1950-1953), mantendo intacto seu espírito de revolta contra a tragédia dos conflitos.