Morre fotógrafo americano David Douglas Duncan, que imortalizou Picasso
O fotógrafo americano David Douglas Duncan, célebre por seu trabalho sobre a guerra da Coreia em 1950 e por ter imortalizado Picasso, faleceu aos 102 anos na Côte d'Azur francesa - informou o museu Picasso de Antibes nesta sexta-feira (8).
Douglas Duncan, que também era um amigo íntimo do artista espanhol, morreu em consequência de uma "pneumopatia, cercado de seus familiares", anunciou o diretor desse museu do sudeste francês, Jean-Louis Andral.
O fotógrafo vivia na Côte d'Azur francesa desde os anos 1960.
"Conheceu Picasso em 1956 e foram muito amigos até sua morte, em 1973", uma amizade que manteve com a viúva do pintor, Jacqueline, e com sua filha, Catherine, acrescentou o diretor.
Mobilizado durante a Segunda Guerra Mundial, Douglas Duncan fez dos militares o centro de seu trabalho. No prefácio de seu livro intitulado "This is war!", publicado em 1951, o fotógrafo escreveu: "Não há qualquer conclusão impactante (no livro). Quero apenas mostrar um pouco do que o homem deve suportar, quando seu país decide entrar em guerra".
Até sua morte, permaneceu marcado por sua reportagem em plena guerra da Coreia (1950-1953), mantendo intacto seu espírito de revolta contra a tragédia dos conflitos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.