Start-up de carro voador de Larry Page oferece voos de teste
San Francisco, 6 Jun 2018 (AFP) - O projeto de carro voador apoiado pelo cofundador da Google Larry Page estava próximo de decolar nesta quarta-feira (6), com um modelo para voos de teste para possíveis compradores.
Kitty Hawk, fundada por Page, revelou um modelo "Flyer" que descreveu como "um primeiro passo emocionante para compartilhar a liberdade de voar".
A empresa foi criada no ano passado na cidade natal da Google, Mountain View, na Califórnia, e vem testando um protótipo na Nova Zelândia.
Imagens e detalhes estavam disponíveis no site recém-lançado "flyer.aero", e a CNN divulgou a cobertura de um repórter que voou sobre um lago com um "Flyer" em um local de teste perto de Las Vegas.
O chefe-executivo da Kitty Hawk Sebastian Thrun, que fundou o Google X Lab, dedicado a projetos como carros autônomos e óculos sincronizados com a Internet, disse à CNN que pilotar o "Flyer" é tão fácil quanto jogar "Minecraft".
"Tornar o 'Flyer' acessível, que é o que fazemos em nosso centro de treinamento em Las Vegas, ajuda mais pessoas a experimentar a liberdade e as possibilidades dos veículos do futuro", declarou uma porta-voz da Kitty Hawk à AFP.
"Nossa prioridade imediata é convidar pequenos grupos de pessoas - clientes, influenciadores, mídia e membros da comunidade - para experimentar a liberdade de voar aqui em nosso recém-inaugurado centro de treinamento".
As pessoas interessadas em comprar "Flyers" foram convidadas no site a solicitar um convite para fazê-lo, sem um preço especificado.
Uma versão inicial do "Flyer" foi exibida no ano passado.
A aeronave elétrica tinha 10 pequenos rotores de sustentação nas asas, tornando-a capaz de decolar e aterrissar verticalmente, como um helicóptero.
A Kitty Hawk disse que a 15 metros de distância soava como um cortador de grama, enquanto a 250 metros de distância o volume era similar a uma conversa barulhenta.
Os primeiros voos de teste foram feitos sobre a água, com a velocidade máxima limitada a 32 km/h e uma altura não superior a três metros.
A cabine de pilotagem descoberta parece grande o suficiente para uma pessoa, deixando a cabeça para fora como se fosse um kart.
"O 'Flyer' foi projetado para ser fácil de voar e para que voe com fins recreativos sobre a água e em áreas não congestionadas", informou o site.
"O 'Flyer' é o primeiro veículo voador pessoal da Kitty Hawk e o primeiro passo para tornar os voos parte do dia a dia".
A nova máquina voadora é um dos vários veículos conceituais que estão sendo testados.
Page e Sergey Brin fundaram a Google em 1998, começando em uma garagem no Vale do Silício e se transformando em uma das maiores empresas do mundo.
Continua como chefe executivo da Alphabet, mas o projeto da Kitty Hawk é uma questão pessoal, que não faz parte das operações da gigante de tecnologia.
GOOGLE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.