Topo

Facebook lança programas de informação para sua plataforma Watch

06/06/2018 16h46

Nova York, 6 Jun 2018 (AFP) - O Facebook anunciou nesta quarta-feira (6) o lançamento de vários programas informativos, alguns diários, em colaboração com meios como CNN, ABC, Fox News e Univisión para alimentar sua plataforma de vídeo Watch.

Como a maioria dos gigantes da internet, a rede social está investindo maciçamente em seus programas com conteúdo de vídeo, depois de se apoiar durante muito tempo em vídeos produzidos por seus usuários, assim como a plataforma YouTube (Google).

O Facebook confirmou à AFP, nesta quarta-feira, que os oito programas de informação que poderão ser vistos gratuitamente na plataforma integrada Watch foram financiados pela rede social.

Entre esses programas, quatro serão diários, dedicados às notícias do dia e realizados pela rede ABC (grupo Disney), as redes de informação CNN, Fox News e Univisión, este último em espanhol.

O novo programa "Anderson Cooper Full Circle", comandado pelo apresentador-estrela da CNN Anderson Cooper, será transmitido ao vivo diariamente.

A ABC proporá, além de sua emissão diária, informações ao vivo em caso de eventos importantes, segundo um comunicado do presidente da ABC News, James Goldston, transmitido à AFP.

Para as redes tradicionais, a colaboração com o Facebook é uma forma de ter acesso a novas audiências e de paliar o lento declínio da TV a cabo nos Estados Unidos.

Em um comunicado, a CNN se declarou "entusiasta" sobre "a abertura de uma nova via para chegar a nosso público".

Para o responsável digital da CNN Andrew Morse, "este programa é um sinal de que o Facebook está pronto para conferir valor ao conteúdo exclusivo e ao jornalismo de qualidade".

"Por isso somos otimistas em relação a futuras oportunidades de rendimentos", concluiu.

O Facebook foi alvo de críticas de grupos de mídia no passado devido a sua recusa a compartilhar os rendimentos gerados pela publicação de seus conteúdos na rede social.

Os outros quatro programas anunciados nesta quarta-feira terão um formato mais de revista, e dois deles serão propostos por plataformas que ilustram a emergência dos novos meios on-line.

ATTN mistura texto e vídeos curtos, de menos de cinco minutos, concentrados em geral em temas de sociedade, enquanto Mic hospeda vários sites temáticos, essencialmente em texto.

O Facebook também integrou uma plataforma local, Advance Local, da editora Alabama Media Group, que proporá uma versão de seu programa "Chasing Corruptions" (Perseguindo a corrupção), sobre o jornalismo investigativo e os grandes escândalos de corrupção nos Estados Unidos.