Topo

Justiça alemã determina que serviços secretos podem espionar operadoras de internet

31/05/2018 10h36

Berlim, 31 Mai 2018 (AFP) - Os serviços secretos alemães podem continuar espionando as grandes operadoras de internet para garantir a segurança nacional, determinou a justiça alemã.

O tribunal administrativo federal indicou em um comunicado que rejeitou na quarta-feira à noite o recurso apresentado pela companhia alemã De-Cix questionando a legalidade da vigilância exercida há anos pelos serviços secretos estrangeiros (BND).

O BND explora o fluxo internacional de dados que transita pelo gigantesco centro de intercâmbio da De-Cix, ao qual estão conectadas várias operadoras de telecomunicações e provedores de acesso à internet.

O centro, instalado em Frankfurt, é o maior operador de troca de internet do mundo. No horário de pico, gerencia um fluxo de 6 terabytes da China, Rússia, Oriente Médio e África.

A empresa estima que, dada a massa de telefonemas, e-mails, vídeos e comunicações on-line que transita por Frankfurt, era impossível ignorar completamente as comunicações estritamente alemãs.

O tribunal administrativo estimou, por sua vez, que o BND, que como serviço secreto externo não deve espionar as comunicações alemãs, pode usar as comunicações que passam pelo centro de Frankfurt, já que existem protocolos específicos.

De acordo com a lei alemã, o BND, que colabora com a agência de inteligência norte-americana NSA, só pode interceptar 20% dos fluxos de dados na internet.