Topo

Congresso hondurenho dá prêmio a fotógrafo da AFP Orlando Sierra

24/05/2018 18h20

Tegucigalpa, 24 Mai 2018 (AFP) - O Congresso hondurenho deu nesta quinta-feira (24) o prêmio "Fotógrafo do Ano" ao repórter gráfico da AFP Orlando Sierra, pelo destaque de seu trabalho profissional no ano passado.

Em uma sessão solene, o legislativo integrado por 128 deputados, entregou os "Prêmios Parlamentares 2018" a Sierra e a outros onze comunicadores de veículos locais.

Antes de entregar a medalha ao fotógrafo da AFP, o presidente do Congresso, Mauricio Oliva, ressaltou em seu discurso que o prêmio foi dado a Sierra porque "com seu fino talento para a fotografia registra momentos vibrantes de nossa história e retrata os distintos ângulos da realidade".

No ano passado, Sierra cobriu a transferência de criminosos de gangues presos a novos presídios de segurança máxima, a participação de Honduras na eliminatória ao Mundial da Rússia-2018 e a crise política desatada pela reeleição do presidente Juan Orlando Hernández.

Ao receber o prêmio, Sierra ressaltou que "a melhor notícia não é sempre a que chega primeiro, e sim, muitas vezes, a que se dá melhor". "Isso que aprendi na Agência France Press onde trabalho há 25 anos", acrescentou.

Aos 52 anos e formado na Universidade Nacional Autônoma de Honduras, Sierra é fotógrafo da AFP desde 1992.

Ele trabalhou também como redator e fotógrafo do jornal La Tribuna durante 16 anos, e outros três como repórter do canal de televisão Televisa.

A cerimônia de premiação começou com um minuto de silêncio em homenagem a 71 jornalistas, comunicadores, proprietários e funcionários de meios de comunicação assassinados desde 2003 no país. Mais de 90% dos casos permanece impune.