Topo

Escritora polonesa Olga Tokarczuk ganha prêmio Man Booker International

22/05/2018 23h56

Londres, 23 Mai 2018 (AFP) - Uma tradução para o inglês do romance "Flights", da polonesa Olga Tokarczuk, conquistou nesta terça-feira o prêmio Man Booker International do Reino Unido.

O romance foi traduzido por Jennifer Croft e levou o prêmio de 50 mil libras esterlinas (57 mil euros), valor que será dividido entre a autora e tradutora.

"Tokarczuk é uma escritora com um talento maravilhoso, imaginação e estilo literário", afirmou a principal julgadora, Lisa Appignanesi, ao anunciar o vencedor durante uma cerimônia em Londres.

"Em 'Flights', brilhantemente traduzida por Jennifer Croft, ela nos leva através de uma galáxia de partidas e chegadas, histórias, enquanto explora assuntos próximos à era contemporânea e à situação do homem, onde apenas o plástico escapa à mortalidade", resumiu Appignanesi.

"Flights" reúne uma série de histórias, incluindo um conto do século XVII sobre o anatomista holandês Philip Verheyen, que dissecou e desenhou detalhes de sua perna amputada, e uma história do século XIX sobre o coração do finado Chopin, que viajou oculto de Paris a Varsóvia.

O jornal The Guardian chamou o romance de "um discurso apaixonado e cativante sobre as conexões profundas, a aceitação da 'fluidez', da mobilidade, do ilusório".

Olga Tokarczuk nasceu em 29 de janeiro de 1962 em Sulechow, no oeste da Polônia, estudou psicologia na Universidade de Varsóvia e trabalhou como terapêuta durante anos, antes de escrever oito romances e duas coletâneas de contos.

O Man Booker International Prize reconhece as obras estrangeiras traduzidas para o inglês e publicadas no Reino Unido.