Internautas se dividem entre os que ouvem 'Yanny' ou 'Laurel'
Washington, 16 Mai 2018 (AFP) -
Uma palavra de duas sílabas está semeando a discórdia entre internautas de todo o mundo, dividindo-os em dois grupos: os que escutam "Yanny" e os que ouvem "Laurel".
O curto áudio foi publicado originalmente no Reddit por um estudante do Ensino Médio do estado americano da Geórgia, noticiou o New York Times nesta quarta-feira (16).
Este jovem de 18 anos, Roland Szabo, explicou que depois de baixar a palavra aparentemente inocente de uma página de vocabulário, ficou intrigado sobre o motivo de as pessoas do seu entorno escutarem coisas diferentes.
Publicado posteriormente no Instagram por um de seus amigos em forma de enquete, o registro viralizou na Internet.
E os comentários de alguns famosos causaram frenesi: "É Yanny", decretou o escritor Stephen King em um tuíte lacônico. "É claramente Laurel", opinou a modelo Chrissy Teigen, "não consigo entender como alguém pode ouvir Yanny".
O aspecto mais surpreendente do debate, que ultrapassou as fronteiras dos Estados Unidos, é que a maioria dos ouvintes entende, sem sombra de dúvidas, "Yanny" ou "Laurel", e apenas alguns hesitam.
Uma pesquisa rápida, e não representativa, no escritório da AFP em Washington resultou em: Yanny 17 (9 anglófonos e 8 francófonos), Laurel 14 (6 e 8), e 3 entre os dois. Mas entre os hispanófonos, Yanny teve um resultado esmagador.
Há três anos, um debate semelhante tomou conta da Internet ao dividir os usuários sobre a foto de um vestido que algumas pessoas viam branco e dourado, e outras preto e azul.
A palavra da discórdia auditiva pode ser ouvida no link a seguir, publicado por um usuário do Twitter:
https://twitter.com/CloeCouture?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=http%3A%2F%2Fwww.bbc.com%2Fnews%2Fblogs-trending-4413679
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.