Topo

Quadro inédito de Rembrandt é descoberto após leilão

O quadro "Retrato de um Jovem" - Reprodução
O quadro "Retrato de um Jovem" Imagem: Reprodução

De Haia (Holanda)

15/05/2018 13h39

Um especialista holandês revelou nesta terça (15) que descobriu um retrato até então desconhecido feito por Rembrandt, que ele comprou há 18 meses em um leilão em Londres por cerca de 148 mil euros (aproximadamente R$ 642 mil).

Datado por volta de 1634, "Retrato de um Jovem", que provavelmente vale milhões, é a primeira pintura desconhecida do mestre holandês a ser trazida à luz em quatro décadas.

A obra foi comprada no final de 2016 pelo especialista em arte holandês Jan Six em um leilão da casa Christie's em Londres.

"Quando ele olhou para o trabalho, soube imediatamente que era um Rembrandt", explicou à agência France Press Ronp Palache, porta-voz do especialista.

"Ele tem um grande conhecimento de Rembrandt e passou anos e anos pesquisando o artista. Então ele ficou incrivelmente empolgado, mas também um pouco assustado que todo mundo notasse o quão bom ele era."

A pintura já foi autenticada por outros historiadores da arte, incluindo Ernst van der Wetering, um dos mais reconhecidos especialistas em arte holandesa, acrescentou a porta-voz.

A tela não está datada nem assinada. Sua história e procedência são desconhecidas. Antes da venda, ela pertencia a uma família nobre britânica há mais de seis gerações.

A pintura retrata um jovem vestindo um manto preto e uma gola de renda branca olhando para fora da tela. Ficará exposta por um mês, a partir da quarta-feira, na filial holandesa do Museu Hermitage, em Amsterdã.

Essa gola de renda se assemelha a outras que podem ser vistas nas pinturas de Rembrandt, como nos retratos dos recém-casados Marten Soolmans e Oopjen Coppit, comprados juntos em 2015 por 160 milhões de euros pela França e Holanda da família Rothschild.

Este novo trabalho também pode ser parte de um retrato duplo, mas mais investigações serão necessárias para desvendar o mistério, disse Ronit Palache.

O negociante de arte Jan Six, que também escreveu um livro sobre sua descoberta, pretende vender esta nova pintura após a exposição em Amsterdã. Sua porta-voz se recusou a estimar o valor dessa venda, simplesmente explicando que poderia ser "mais de 130 mil libras".