Topo

Espacate, Godard no celular e mais: 5 imagens fortes da 1ª semana de Cannes

De Cannes (França)

14/05/2018 16h28

Oitenta e duas mulheres na escadaria contra a desigualdade de gênero, Godard em uma tela de celular, um pássaro noturno no tapete vermelho... Veja cinco imagens que marcaram a primeira semana do Festival de Cannes:

82 mulheres na escadaria

Cate Blanchett - Loic Venance/AFP - Loic Venance/AFP
Mulheres fazem protesto nas escadarias do Festival de Cannes pela igualdade no cinema
Imagem: Loic Venance/AFP

Em Cannes, uma bela foto vale mais do que mil palavras. Cate Blanchett, Agnès Varda, Kristen Stewart e Salma Hayek foram alguns dos nomes de destaque entre as 82 atrizes, cineastas, produtoras e outras profissionais da indústria cinematográfica que se reuniram no sábado para defender a "igualdade salarial" na escadaria de Cannes. Estrelas de Hollywood e figuras do cinema independente unidas por uma mesma causa: a luta contra as desigualdades entre homens e mulheres. Uma questão que plana sobre o Festival, o primeiro realizado após o escândalo envolvendo o produtor americano Harvey Weinstein.

Godard em um telefone

Jean-Luc Godard - Laurent Emmanuel/AFP - Laurent Emmanuel/AFP
De sua casa na Suíça, o diretor Jean-Luc Godard, 87, concedeu entrevistas em vídeo para jornalistas que cobriam o Festival de Cannes, na França
Imagem: Laurent Emmanuel/AFP

A arte de nunca estar onde se é esperado. Ausente da exibição de seu filme em Cannes, Jean-Luc Godard ofereceu no sábado uma improvável coletiva de imprensa através de um telefone celular e uma mensagem de vídeo. Os jornalistas tiveram que fazer fila para fazer suas perguntas em frente à tela em que apareceu o diretor, um pouco despenteado, com os óculos caídos e a voz trêmula. "X + 3 = 1, é a chave do cinema", afirmou Godard, mais enigmático do que nunca, aos seus 87 anos.

Serebrennikov em um cartaz

Kirill Serebrennikov - Anne-Christine Poujoulat/AFP - Anne-Christine Poujoulat/AFP
Atores e produtores do filme "Leto" levantam cartaz com o nome do diretor Kirill Serebrennikov
Imagem: Anne-Christine Poujoulat/AFP

Em um festival que joga a carta política no 50º aniversário de Maio de 68, ficará uma imagem: a do nome de Kirill  Serebrennikov, na quarta-feira (9), em um cartaz levantado pelos atores e produtores de seu filme musical, "Leto". Todos usavam um broche com a foto do cineasta, que está em prisão domiciliar na Rússia. Outro cineasta sob vigilância, o dissidente iraniano Jafar Panahi, também não pôde comparecer, no sábado, à exibição de seu filme "Three Faces".

Acrobata em um púlpito

Victor Polster - Loic Venance/AFP - Loic Venance/AFP
O ator belga Victor Polster abre um espacate durante a divulgação do filme "Girl"
Imagem: Loic Venance/AFP

É uma das revelações desta edição: o belga Victor Polster, de 16 anos, brilha em "Girl", de Lukas  Dhont, a história real de uma jovem nascida menino que sonha se tornar uma estrela do balé. Este aluno do Ballet Real de Antuérpia, que chegou com sua mãe a Cannes, deixou a timidez de lado no sábado e protagonizou um número digno de seu compatriota Jean-Claude Van Damme: um espacate perfeito sobre o púlpito por onde as estrelas desfilam diariamente.

Uma ave noturna no tapete vermelho

Aishwarya Rai - Anne-Christine Poujoulat/AFP - Anne-Christine Poujoulat/AFP
Aishwarya Rai encantou os fotógrafos no Festival de Cannes com um magnífico vestido violeta
Imagem: Anne-Christine Poujoulat/AFP

Habituada à Croisette, a atriz indiana e ex-Miss Mundo Aishwarya Rai encantou os fotógrafos no sábado com um magnífico vestido violeta com uma cauda que cobria as escadas do Palácio dos Festivais e lembrava um pássaro a ponto de levantar voo.

Bônus:

Os flashes também se voltaram para o vestido de flores com saia balonê usado por Cate Blanchett na quinta-feira.

Cate Blanchett - Alberto Pizzoli/AFP - Alberto Pizzoli/AFP
A atriz Cate Blanchett chega para a exibição do filme "Cold War"
Imagem: Alberto Pizzoli/AFP