Topo

Morre artista dinamarquês Per Kirkeby

10/05/2018 11h52

Copenhaga, 10 Mai 2018 (AFP) - Considerado um dos artistas mais influentes do Pós-Guerra na Europa, o dinamarquês Per Kirkeby faleceu aos 79 anos - anunciou a galeria londrina Michael Werner, nesta quinta-feira (10).

Conhecido como pintor, mas também como escultor e cineasta, Kirkeby, cuja obra gira em torno de paisagem, luz e cor, faleceu em Copenhague, sua cidade natal, informou a galeria.

"Em suas cinco décadas de carreira desenvolveu uma paleta pessoal e um vocabulário de imagens, derivadas, principalmente, da observação do mundo natural", indicou a instituição.

Quando era estudante de história natural e de geologia, nos anos 1950, Kirkeby participou de várias expedições ao Ártico e à Groenlândia, viagens que inspiraram seu estilo, descrito às vezes como um "processo de sedimentação".

Classificado de "rei" dos pintores dinamarqueses pela imprensa do país, Kirkeby sofria de uma lesão cerebral desde 2013, quando caiu de uma escada. Dois anos depois, anunciou que pararia de trabalhar, segundo a agência de notícias Ritzau.

Nos anos 1960, Kirkeby começou a experimentar com a arquitetura e, em 1973, apresentou sua primeira escultura com azulejos, inspirada na arquitetura maia.

Em 1996, trabalhou com o cineasta dinamarquês Lars von Trier em seu filme "Ondas do destino".

Também criou o vestuário e o cenário de duas produções do balé da cidade de Nova York - "O lago dos cisnes" (1999) e "Romeu e Julieta".

Kirkeby era casado e deixa quatro filhos.