Agências de notícias aplaudem 'importante avanço' sobre direitos autorais
Paris, 7 Mai 2018 (AFP) - A Associação Europeia de Agências de Notícias (EANA) celebrou, nesta segunda-feira (7), a proposta de criação dentro da União Europeia (UE) de um "direito afim", similar ao direito autoral, para que os gigantes de Internet remunerem os editores de jornais.
Em um comunicado, a EANA aplaudiu a posição do responsável da comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu, Axel Voss, referente à revisão da norma sobre os direitos autorais na UE.
A instauração de um "direito afim" a favor dos editores de jornais e das agências faz parte das medidas contempladas nessas negociações, mas, após um ano e meio de discussões, os 28 não conseguiram chegar a um acordo.
Embora a Comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento europeu ainda deva se pronunciar sobre essa reforma, Voss se declarou favorável à criação desse direito e a que seja aplicado às agências de notícias, como confirmou a EANA.
"A contribuição financeira e organizacional dos editores e das agências de notícias na produção de informação deve ser reconhecida e estimulada para garantir a perenidade dos meios de comunicação e garantir a existência de notícias confiáveis", indicou Voss em uma declaração à EANA.
Para a Associação Europeia de Agências de Notícias, essa proposta é um "avanço importante para a boa direção para preservar uma produção jornalística de qualidade".
agr-fpo/meb/age/tt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.