Topo

Arábia Saudita organiza exibição teste de "Pantera Negra" nos cinemas

Cena do filme "Pantera Negra" - Reprodução
Cena do filme "Pantera Negra" Imagem: Reprodução

De Riade (Arábia Saudita)

18/04/2018 07h05

A Arábia Saudita testará nesta quarta-feira (18) uma sala de cinema com a exibição do filme "Pantera Negra", com a presença de profissionais da indústria, antes da abertura das salas ao público no próximo mês.

O reino ultraconservador acabou em março com 35 anos de proibição das salas de cinema, como parte de uma série de reformas iniciadas pelo príncipe herdeiro, Mohamed bin Salman, apesar da oposição dos meios religiosos conservadores.

A rede americana AMC Entertainment obteve a primeira licença para explorar as salas.

As autoridades anunciaram inicialmente que a primeira sala de cinema seria aberta nesta quarta-feira, mas fontes próximas ao governo e a imprensa local afirmaram que será apenas uma exibição de teste no novo cinema do bairro financeiro de Riad e que as salas devem abrir ao público em maio.

"Será o primeiro de uma série de testes, com a participação de profissionais da indústria e que serão organizados como os últimos preparativos para a abertura do cinema ao público", afirmou o Centro de Comunicação Internacional do ministério da Informação.

A projeção desta quarta-feira terá a presença do diretor geral da AMC Entertainment, Adam Aron.

De acordo com a imprensa saudita, a empresa pretende abrir 40 cinemas em 15 cidades do país nos próximos cinco anos.

As redes de cinema consideram que o reino saudita é o último mercado de massa ainda não explorado do Oriente Médio, com mais de 30 milhões de habitantes, a maioria de menos de 25 anos.

A AMC enfrentará a concorrência de pesos pesados do setor, como a VOX Cinemas, principal rede de cinemas do Oriente Médio, com sede em Dubai.