Fabrice Fries é eleito presidente da AFP
Paris, França, 12 Abr 2018 (AFP) - Fabrice Fries, juiz no Tribunal de Contas francês e ex-presidente da agência de comunicação Publicis Consultants, foi eleito nesta quinta-feira (12) presidente da Agência France-Presse (AFP), segundo fontes do conselho administrativo.
Fries, de 58 anos, era o único candidato na disputa, após a desistência do atual presidente, Emmanuel Hoog, no cargo desde 2010.
Ele foi eleito pelo conselho administrativo da AFP na terceira rodada de votação por uma maioria qualificada, ou seja, com os votos de 13 de seus 18 membros, segundo as fontes.
O ex-diretor dos grupos franceses Vivendi e Havas vai assumir o cargo para um mandato de cinco anos.
Hoog tinha anunciado na véspera, inesperadamente, a retirada de sua candidatura devido à falta de apoio do Estado francês.
Três dos membros do conselho administrativo são representantes do governo da França.
Hoog concentrou a estratégia da AFP no desenvolvimento das atividades de vídeo, esportes e serviços. No ano passado, solicitou ao Estado um financiamento de 60 milhões de euros em cinco anos, destinado sobretudo a um plano de desenvolvimento.
A AFP é uma três grandes agências mundiais de informação, jundo à americana Associated Press e à anglo-canadense Reuters.
Fundada em 1835, a AFP está presente em 151 países e emprega mais de 2.400 funcionários de 80 nacionalidades, que produzem diariamente mais de 5 mil matérias, 3 mil fotos e 250 vídeos.
fpo-app/ra/ll
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.