Festival de Cinema francês em Hollywood homenageia a mulher
Los Angeles, 4 Abr 2018 (AFP) - O Festival Colcoa de cinema francês chega este mês a Hollywood com um tributo às melhores criadoras audiovisuais do país, na onda dos movimentos contra os abusos sexuais e a desigualdade de gênero na indústria.
A 22a edição do Colcoa oferece um recorde de 86 filmes, programas de televisão, séries digitais e experiências de realidade virtual, muitos nunca antes vistos nos Estados Unidos, e será palco de algumas estreias internacionais.
É a primeira edição deste evento anual desde que foi revelado o escândalo sexual em Hollywood com o produtor Harvey Weinstein e outros pesos pesados da indústria, que deu lugar aos movimentos MeToo e Times's Up.
E o programa do festival reflete uma celebração do trabalho da mulher.
"Temos orgulho de dedicar a programação do Colcoa deste ano às mulheres, tanto por seu papel na realização dos filmes e séries como por seus papéis centrais na maioria das histórias selecionadas este ano", disse o produtor executivo do festival, François Truffart.
O Colcoa entrega prêmios do público, de melhor documentário, melhor filme para TV, da crítica e especial da crítica.
O festival começa em 23 de abril com a estreia na América do Norte do longa-metragem "La promesse de l'aube" (A promessa do amanhecer) de Eric Barbier, uma celebração da maternidade protagonizada por Pierre Niney e Charlotte Gainsbourg.
Termina uma semana depois com a estreia norte-americana de "La prière" (A oração) de Cedric Kahn, um estudo de um santuário religioso para dependentes químicos em recuperação.
- Mulher e homem em realidade virtual -Entre os filmes que se destacam na programação do festival está também "Custódia", do indicado ao Oscar Xavier Legrand, um thriller sobre um abusador violento que força sua volta à vida de sua ex-mulher e que venceu os prêmios de melhor direção e melhor primeiro filme no Festival de Veneza.
Mais da metade da seleção de curtas foi produzida por mulheres, e vários painéis abordarão o papel da mulher na indústria do cinema e debaterão sobre os primeiros filmes dirigidos por mulheres.
Também haverá uma sessão dedicada à realidade virtual, com a experiência "Uturn", que examina as diferenças entre os gêneros vistas a partir dos pontos de vista de um homem e de uma mulher.
A experiência foi criada por Nathalie Mathe, uma cientista da Nasa que se tornou cineasta e especialista em realidade virtual e que trabalhou em "Persepolis", "Batman: O cavaleiro das trevas ressurge", "007: Operação Skyfall", "Capitão Phillips" e "Velozes & Furiosos 6".
"Durante mais de 50 anos disseram a nós mulheres como devemos nos adaptar e aprender a sobreviver para ter sucesso em indústrias dominadas por homens, como as de tecnologia e mídia", indicou em um comunicado, destacando que embora algumas mulheres tenham chegado ao topo, a grande maioria ainda é subvalorizada.
O festival também se concentrará na carreira da cineasta e atriz Melanie Laurent ("Bastardos Inglórios"), com uma projeção de seu primeiro filme, "Les Adoptés", e painéis de discussão.
Haverá sessões dedicadas também a documentários e televisão.
O Festival Colcoa foi crescendo tanto em repertório de filmes como em popularidade, recebendo cerca de 25.000 pessoas por ano, o que, segundo seus organizadores, o transforma no maior festival dedicado ao cinema francês.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.