Topo

Facebook diz que Cambridge Analytica acessou dados de 87 milhões de usuários

04/04/2018 17h24

San Francisco, 4 Abr 2018 (AFP) - O Facebook informou nesta quarta-feira (4) que os dados de 87 milhões de usuários foram compartilhados com a empresa Cambridge Analytica, um número muito superior ao de 50 milhões estimado anteriormente.

"No total, acreditamos que a informação no Facebook de 87 milhões de pessoas - a maioria nos Estados Unidos - pode ter sido compartilhada de forma indevida com a Cambridge Analytica", destacou, em um comunicado, o diretor técnico do Facebook, Mike Schroepfer.

A rede social, que tem mais de dois bilhões de usuários, está envolvida neste escândalo há mais de duas semanas.

A Cambridge Analytica recuperou em 2014, através de um questionário psicológico respondido por 270.000 pessoas, os dados de 87 milhões de usuários. Nesta época, os aplicativos autorizados por uma pessoa tinham acesso aos dados de seus amigos, o que explica a grande quantidade de afetados.

Isto permitiu à empresa britânica criar uma base de dados importante antes de ser contratada para a campanha do atual presidente americano, Donald Trump.

O diretor-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, dará seu testemunho sobre o caso ante o Congresso dos Estados Unidos na próxima semana.

Facebook