Topo

Aproximação entre Coreias vai ter shows com estrelas do K-Pop

Integrantes do grupo de K-Pop Red Velvet chegam a Pyongyang, na Coreia do Norte - Korea Pool via AP
Integrantes do grupo de K-Pop Red Velvet chegam a Pyongyang, na Coreia do Norte Imagem: Korea Pool via AP

Em Seul (Coreia do Sul)

31/03/2018 09h18

Vários artistas sul-coreanos, liderados pelas jovens estrelas de um grupo de K-pop, viajaram neste sábado (31) para a Coreia do Norte para participar de uma série de apresentações prévias à reunião de cúpula entre os dois países prevista para o fim de abril.

Os 120 membros da delegação, que inclui a famosa banda feminina Red Velvet, embarcaram no aeroporto Gimpo de Seul a bordo de um voo fretado civil com destino a Pyongyang, uma conexão direta pouco utilizada entre os dois países, em mais uma prova da aproximação.

"Esta apresentação em Pyongyang vai estimular os intercâmbios e a cooperação intercoreana, que foi retomada com os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang", na Coreia do Sul, afirmou o ministro da Cultura, Do Jong-hwan, que lidera a delegação.

Com o lema "Está chegando a primavera", os músicos sul-coreanos farão um show em Pyongyang no domingo antes de participar em um espetáculo conjunto com artistas norte-coreanos em um estádio da capital com capacidade para 12.000 pessoas na terça-feira.

Do Jong-hwan vai se reunir com autoridades da Coreia do Norte para discutir sobre novos intercâmbios esportivos e culturais entre as duas Coreias, retomados após uma década de interrupção.

Os dois países anunciaram na quinta-feira a data da reunião de cúpula, 27 de abril, a terceira do tipo após as organizadas em 2000 e 2007. O encontro acontecerá na cidade de Panmunjom, na fronteira entre os dois países.

Após a reunião entre o dirigente da Coreia do Norte, Kim Jong Un, e o presidente do Sul, Moon Jae-in, está previsto um encontro histórico entre Kim e o presidente americano Donald Trump, que pode acontecer no fim de maio.

Uma equipe de televisão sul-coreana vai gravar e editar as apresentações na Coreia do Norte para criar um programa de TV conjunto para os dois países.