Descobertas pegadas humanas mais antigas da América do Norte
Montreal, 29 Mar 2018 (AFP) - Pegadas humanas encontradas em uma ilha da costa da Colúmbia Britânica, no oeste do Canadá, teriam cerca de 13 mil anos, o que as converte nas mais antigas já descobertas na América do Norte, revela um estudo publicado nesta quarta-feira.
Estas pegadas pertencem provavelmente a dois adultos e uma criança que caminharam descalços sobre a lama no que hoje é uma praia na ilha Calvert, a nordeste da ilha de Vancouver, destacam os autores do estudo publicado na revista PLOS ONE.
No total, 29 pegadas foram localizadas nos sedimentos durante trabalhos de escavação realizados entre 2014 e 2016, informou o principal autor do estudo, Duncan McLaren, professor de antropologia no Instituto Hakai e na Universidade de Victoria, na Columbia Britânica.
O estudo sugere que os humanos estavam presentes na costa do Pacífico da Colúmbia Britânica há 13 mil anos e que a região já estava livre do gelo muito antes do final do último período glacial no continente, há 11.700 anos.
A descoberta reforça a hipótese apoiada por um crescente número de pesquisadores de que os primeiros homens chegaram à América do Norte a partir da Ásia através de um corredor terrestre ao longo da costa, sem gelo, até acessar o que hoje é a Colúmbia Britânica.
Mas apoiar esta hipótese não tem sido fácil para os pesquisadores, já que esta região do Canadá, muito acidentada e coberta por densos bosques, é acessível apenas por barco.
Os pesquisadores concentraram suas escavações em uma área de marés na ilha Calvert, onde o nível do mar durante o fim da era glacial era de dois a três metros inferior ao atual.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.