Topo

Maior jornal dos EUA publica obituários atrasados de mulheres antes ignoradas

Nova York (EUA)

08/03/2018 18h45

A romancista Charlotte  Bronte morreu em 1855, a poeta Sylvia  Plath, em 1963, e a fotógrafa Diane  Arbus, em 1971. O jornal The New York Times publicou seus obituários nesta quinta-feira (08).

As homenagens atrasadas a estas mulheres são parte de um projeto batizado "Overlooked" ("Ignoradas"), lançado pelo Times para "oferecer obituários a mulheres significativas que não foram relatadas anteriormente" pelo jornal.

"Desde 1851, os obituários do New York Times foram dominados por homens brancos. Agora estamos acrescentando as histórias de 15 mulheres extraordinárias", disse o Times sobre o projeto, lançado no Dia Internacional da Mulher.

"Nos dois últimos anos, apenas um de cada cinco de nossos obituários foi de uma mulher", afirmou o jornal.

O Times indicou que "Overlooked" será um capítulo regular na seção de obituários.

Além dos de Bronte, Plath e Arbus, o Times publicou on-line os obituários de outras 12 mulheres nesta quinta-feira.

Entre elas estão Ida Wells, uma jornalista afro-americana que fez campanha contra os linchamentos; Qiu Jin, uma poetisa e revolucionária feminista chinesa, e Mary  Ewing  Outerbridge, que introduziu o tênis nos Estados Unidos, em 1870.

Também estão na lista a estrela de Bollywood  Madhubala, Ada Lovelace, considerada a primeira programadora de computadores do mundo, e a ativista transgênero Marsha P. Johnson.