Topo

Fundador da Tower Records morre aos 92 anos

06/03/2018 06h10

Nova York, 6 Mar 2018 (AFP) - Russ Solomon, fundador da Tower Records, um império de lojas de discos com sede na Califórnia, que não resistiu à concorrência da internet, faleceu aos 92 anos, anunciou na segunda-feira seu filho Michael.

Solomon morreu em sua residência em Sacramento, capital do estado da Califórnia, aparentemente vítima de um ataque cardíaco no momento em que assistia a cerimônia do Oscar no domingo, afirmou Michael.

Solomon fundou a Tower Records em uma época de vendas gigantescas de álbuns nos Estados Unidos.

A Tower Records multiplicou suas lojas nos anis 1960 e 1970.

O grupo teve uma presença importante no coração da indústria musical americana, com lojas na Sunset Boulevard de Hollywood e no East Village de Nova York.

Um documentário de 2015, "All Things Must Pass", conta a história da Tower Records, com depoimentos do fundador e de artistas como Elton John.

Após décadas de grandes lucros, a empresa entrou em crise na década de 1990 e sucumbiu com a concorrência da internet. Em 2006 teve que fechar as lojas e foi liquidada.

As unidades no Japão, um dos mercados musicais mais resistentes no mundo, não foram afetadas pela falência da empresa e várias lojas permanecem abertas, incluindo a filial de Tóquio.

A falência da Tower Records aconteceu antes do recente renascimento das lojas de discos, resultado do renovado interesse pelo vinil. Centenas de lojas do tipo abriram nos Estados Unidos nos últimos cinco anos.