Topo

Fique de olho nestas cinco coisas na noite do Oscar

03/03/2018 15h17

Hollywood, Estados Unidos, 3 Mar 2018 (AFP) - É a noite do Oscar e os olhos estão voltados para qual será o filme mais premiado, "A Forma da Água" ou "Três Anúncios Para um Crime".

Mas se as cerimônias anteriores serviram de lição é que esperar o esperado na noite mais importante de Hollywood nunca é uma boa ideia.

A seguir, cinco coisas para você ficar de olho neste domingo:

- O fantasma do envelope -Talvez um dos momentos mais constrangedores na história do Oscar, mas não espere que o anfitrião Jimmy Kimmel evite usar a palavra "envelope" para fazer uma boa piada às custas da Academia.

Após receber o envelope errado, Warren Beatty e Faye Dunaway anunciaram o musical "La La Land" como o ganhador da estatueta de melhor filme quando, na realidade, era do drama "Moonlight".

Os auditores da PricewaterhouseCoopers foram os responsáveis pela confusão.

E a audiência do Oscar espera que o erro, que instaurou o caos no fim do show, seja parte do monólogo de abertura de Kimmel e dos próprios apresentadores dos prêmios.

- Duelo apertado -"A Forma da Água", aclamada história fantástica ambientada em plena Guerra Fria, alcançou o maior número de indicações, 13, comparado com as sete de seu principal rival, "Três Anúncios Para um Crime".

Mas o drama obscuro de Martin McDonagh aparece como favorito a levar o prêmio de melhor filme, apesar das críticas que recebeu pelo tratamento que deu aos temas raciais na trama.

Mas, insistimos, o Oscar é repleto de surpresas e não se pode descartar que "Corra!", uma sátira de terror que ocupa o terceiro lugar nas pesquisas, acabe sendo o grande vencedor.

- #MeToo e Time's Up -Os movimentos #MeToo e Time's Up contra o abuso sexual e a desigualdade de gênero na indústria têm sido protagonistas desta temporada de prêmios, inspirando muitos discursos poderosos e transformando o tapete vermelho em simbólicos desfiles de vestidos pretos durante os Globo de Ouro e o britânico Bafta.

Ainda que não haja um chamado oficial para este domingo, várias atrizes disseram que se vestirão de preto em apoio à causa.

Ryan Seacrest, o entrevistador estrela de ricos e famosos nos tapetes vermelhos das premiações para o canal E!, enfrenta seu próprio escândalo após uma denúncia de assédio de sua ex-estilista.

O canal manifestou seu apoio a Seacrest e disse que eke estará no tapete vermelho no domingo como de costume.

- Rompendo padrões -A 90ª edição do Oscar está repleta de indicações que rompem velhos padrões.

A diretora de "Mudbound", Dee Rees, é a primeira mulher negra indicada a melhor roteiro adaptado enquanto sua diretora de fotografia, Rachel Morrison, é a primeira mulher a ser indicada nessa categoria.

"Mudbound" também recebeu uma indicação inédita para a diva Mary J. Blige, a primeira pessoa que compete por melhor atuação e melhor canção original no mesmo filme.

Yance Ford ("Strong Island") é a primeira diretora tranSgênero indicada e Jordan Peele ("Corra!") é o primeiro cineasta negro indicado por direção, roteiro e produção.

Peele é o quinto diretor negro já indicado e pode ser o primeiro a ganhar.

Greta Gerwig ("Lady Bird") é a quinta diretora na história a ser indicada e a primeira que consegue entrar na premiação em sua estreia como diretora.

Essa edição também é a primeira que indica um filme de super-heróis a melhor roteiro adaptado ("Logan") e um ator com mais de 87 anos para a categoria de atuação: Christopher Plummer em "Todo o dinheiro do mundo".

- Teste para Kimmel -O comediante Jimmy Kimmel vai apresentar o Oscar pela segunda vez consecutiva e a crítica espera ver como ele conseguirá o equilíbrio para abordar o tema dos abusos sexuais em seu monólogo humorístico.

Além disso, manter um espetáculo de mais de três horas - a transmissão não esportiva mais vista nos Estados Unidos - é também um desafio neste ano tomado pelos escândalos.

"Senhoras e o que resta de senhores": assim abriu Seth Meyers a noite do Globo de Ouro, o primeiro evento dessa controvertida temporada de premiações.