Topo

Facebook se desculpa após censura de 'Vênus' do Paleolítico

01/03/2018 15h03

Viena, 1 Mar 2018 (AFP) - A rede social Facebook se desculpou nesta quinta-feira (1º) após a recente censura de uma representação da "Vênus de Willendorf", uma escultura de quase 30.000 anos e considerada uma obra-prima de arte paleolítica.

"Nós nos desculpamos por este erro e indicamos ao anunciante que aprovamos seu anúncio", declarou à AFP uma porta-voz do Facebook.

Confirmando uma informação da revista especializada Art Newspaper, o Museu de História Natural de Viena, que possui a estátua, manifestou sua indignação na quarta-feira (28) pela censura de uma mensagem em que aparecia a Vênus publicada no final de dezembro por uma ativista italiana, Laura Ghianda.

A "Vênus de Willendorf", que representa uma figura feminina voluptuosa nua, foi encontrada na aldeia austríaca homônima no começo do século XX e é "a representação pré-histórica da mulher mais popular e mais conhecida do mundo", destacou o museu.

O Facebook reafirmou na quinta-feira que sua política em matéria de publicidade não permite nem a nudez, nem a sugestão de nudez. Segundo a porta-voz, "fazemos uma exceção a estátuas e, por isso, o anúncio foi aprovado".

O Facebook é regularmente criticado pelos seus conteúdos, tanto aqueles que autoriza, quanto os que não são publicados.

A justiça francesa deve se pronunciar em 15 de março sobre o caso de um usuário que processou a rede social por excluir sua conta após a postagem de uma imagem do quadro de Gustave Coubert, "A origem do Mundo", que representa uma vagina.

dac-phs/jhd/jvb/mb/mc