Topo

Entretenimento

Obra de Picasso que retrata amante é leiloada por 56 milhões de euros

Pablo Picasso/Artists Rights Society/Sotheby
Obra retrata Marie-Thérèse Walter Imagem: Pablo Picasso/Artists Rights Society/Sotheby's

De Londres (Reino Unido)

28/02/2018 19h59

Um quadro de Pablo Picasso que representa sua companheira Marie-Thérèse Walter, atrás de quem aparece a sombra de Dora Maar, sua próxima amante, alcançou nesta quarta-feira 49,68 milhões de libras (56,2 milhões de euros, cerca de R$ 221,9 milhões) em um leilão em Londres.

O pintor espanhol pintou "Mulher com boina e vestido xadrez (Marie-Thérèse Walter)" em 1937, no mesmo ano de "Guernica".

Trata-se de um óleo de 55x46 centímetros que participou de um leilão de arte impressionista e moderna da casa Sotheby's em Londres. Estava estimado em cerca de 50 milhões de dólares (40 milhões de euros) e a identidade de seu atual proprietário foi mantida confidencial.

"É um quadro incrivelmente importante de qualidade de museu", disse à agência France Press James Mackie, diretor do departamento de arte impressionista e moderna da Sotheby's, antes do leilão.

"Vem de uma era-chave na carreira de Picasso, 1937, quando realiza a grande pintura 'Guernica'", descrevendo o horror do bombardeio alemão da localidade basca durante a Guerra Civil espanhola.

Além disso, o quadro tem uma forte carga autobiográfica, lembrou Mackie.

Nele aparece no primeiro plano Marie-Thérèse Walter, que "era há algum tempo sua amante e musa, mas também Dora Maar, que conheceu em 1936, o ano antes de realizar a pintura".

Maar "aparece nessa sombra que se pode ver atrás de Marie Therese", explicou.

Várias pinturas de Picasso bateram recordes nos últimos anos, como "As mulheres de Argel", um óleo que foi leiloado por 179,4 milhões de dólares em maio de 2015 em Nova York.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento