Topo

Na festa do César, fitas brancas em repúdio à violência contra a mulher

27/02/2018 09h59

Paris, 27 Fev 2018 (AFP) - As estrelas que assistirão à noite de gala do cinema francês usarão, na próxima sexta-feira (2), uma fita branca em repúdio à violência contra as mulheres - anunciaram os organizadores do César.

"Todos vamos usar fitas brancas", disse à AFP o presidente da Academia dos César, Alain Terzian, depois que os famosos se vestiram de preto na festa do Globo de Ouro e do Bafta (o Oscar do cinema britânico), em solidariedade ao movimento #MeToo.

Terzian disse que a ideia foi proposta pela atriz e diretora franco-americana Tonie Marshall, em colaboração com a Fondation des Femmes, uma instituição que luta contra a violência às mulheres.

"Todos usaremos essa fita com determinação e convicção", acrescentou.

Depois do escândalo em torno de Harvey Weinstein - o poderoso produtor de Hollywood acusado de estupro e de assédio sexual -, multiplicaram-se as ações do mundo do cinema a favor das mulheres.

Na premiação do Goya, o grande momento do cinema espanhol, no início de fevereiro, cerca de dois mil leques vermelhos com a hashtag #MÁSMUJERES foram distribuídos para os convidados do evento.

Encerrado no último domingo (25), o Festival de Cinema de Berlim também colocou os holofotes sobre o assédio sexual e a discriminação na indústria do cinema.

jfg-pcm/meb.