Topo

Autorretratos de Murillo reunidos pela primeira vez em Londres

27/02/2018 06h59

Londres, 27 Fev 2018 (AFP) - Os dois únicos autorretratos conhecidos do pintor espanhol do século de Ouro Bartolomé Esteban Murillo serão expostos pela primeira vez juntos, a partir de quarta-feira na National Portrait Gallery de Londres.

Um dos quadros, da Coleção Frick de Nova York, mostra o pintor nascido em Sevilha (1617-1682) com 30 anos, enquanto o outro, que pertence a National Gallery de Londres, o apresenta 20 anos depois.

A exposição de Murillo, com outras obras do artista, acontece pouco depois do 400º aniversário de seu nascimento "e apresenta uma excitante oportunidade de apreciar esta figura de ponta da arte espanhola do século XVII sob uma nova luz", afirma National Portrait Gallery em um comunicado.

De acordo com o Museu do Prado de Madri, nos dois autorretratos "é possível constatar que (Murillo) foi uma pessoa inteligente e desperta, dotado de uma profundidade intelectual que permitiu traduzir em pintura o universo religioso e o âmbito social que o envolvia com serena amabilidade e pausada percepção".