Topo

Estilista italiano Antonio Marras faz homenagem aos imigrantes

23/02/2018 17h15

Milão, 23 Fev 2018 (AFP) - Conhecido por suas colaborações com o teatro e cinema, o estilista italiano Antonio Marras convidou o público nessa sexta-feira (23), durante a Semana de Moda de Milão, a fazer uma viagem imaginária em um transatlântico com imigrantes de ontem e hoje.

A história, contada em um pequeno folheto distribuído aos espectadores, com atores e bailarinas e uma trilha sonora de notas de piano, narra a vida de John Marras, um antepassado do estilista, que não se sabe se realmente existiu.

Marras, que vive na ilha de Sardenha, quis fazer uma homenagem a todos os imigrantes, aqueles que partiram para os Estados Unidos no início do século XX, muitos deles italianos, assim como os que chegam hoje à Europa.

Alguns modelos desfilaram usando apenas cuecas, lembrando os homens que deixaram tudo para atravessar o mar e alcançar seu sonho de ter uma vida melhor.

"Na primeira classe viajavam homens de negócios elegantes e nobres cobertas de joias, na segunda classe comerciantes e mulheres em busca do príncipe encantado e na terceira era penas dor e angústia", diz o estilista.

Para narrar esses mundos, o estilista propõe uma coleção eclética, com jaquetas masculinas elegantes, algumas com estampa Príncipe de Gales, e mulheres vestidas com rendas, joias, pérolas e tule.

Tudo é impecável, rigoroso e elegante nesses viajantes que partem para novos destinos e sonhos.

- Um toque de Cavalli -A nova coleção outono/inverno da marca Cavalli, do estilista inglês Paul Surridge, teve um toque pessoal de seu fundador, Roberto Cavalli.

O luxo sexy e boêmio, característico da marca, foi interpretada pelo novo diretor criativo, que confessa se inspirar apenas nos arquivos e desenhos do fundador.

"A coleção questiona a noção do glamour moderno e o que isso significa", disse o estilista em entrevista à AFP pouco antes do desfile.

"A confiança em si mesmo é, para mim, a chave para conseguir uma atitude sexy, mas é necessário se sentir feliz consigo mesmo. Sem isso, corre o risco de ser vulgar", disse.

Surridge, inspirando-se em Cavalli, usou peles, estampas de animais, zebras, calças bordadas e casacos com um toque contemporâneo.

Alguns looks são justos, mas sem cair na vulgaridade, já que são também muito urbanos.

"Para a cor, elemento principal no vocabulário de Roberto Cavalli, me inspirei nos vidros de Murano", diz Surridge, que propõe roxos, vermelhos e azuis.

isc-kv/es/cr/cb