Topo

Uma segunda mulher revela relação com Trump e esquema para ocultá-la

16/02/2018 16h31

Washington, 16 Fev 2018 (AFP) - Uma segunda mulher, desta vez uma ex-coelhinha da Playboy, afirmou ter tido uma relação extraconjugal com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e revelou um esquema para ocultar a infidelidade, segundo um relato publicado nesta sexta-feira (16).

A ex-coelhinha da revista Playboy Karen McDougal alega que ela e Trump mantiveram uma relação sexual em 2006, meses depois de a hoje primeira-dama Melania Trump dar à luz o filho caçula do presidente.

Um artigo na revista The New Yorker publicado nesta sexta-feira detalha supostas reuniões clandestinas, transações financeiras e acordos legais para impedir que o romance se tornasse público.

Consultada pela AFP, a Casa Branca não respondeu de imediato ao pedido de comentários. Mas em uma declaração à rede NBC, um porta-voz disse que o presidente havia negado anteriormente ter tido uma relação com McDougal e qualificou as afirmações como "notícias falsas".

Segundo a The New Yorker, a relação entre Trump e McDougal durou nove meses e terminou sem incidentes. A ex-"Coelhinha do ano" de 1998 teria terminado o romance porque se sentia culpada, de acordo com notas manuscritas recuperadas pela The New Yorker.

Mas anos depois, durante a campanha presidencial de 2016, McDougal vendeu sua história a um tabloide.

A The New Yorker informou que em 5 de agosto de 2016, McDougal acordou outorgar a American Media Inc (AMI), empresa proprietária do National Enquirer, os direitos exclusivos sobre "qualquer relação romântica, pessoal ou física que tenha tido com um 'homem casado'".

O acordo foi supostamente no valor de 150.000 dólares, mas a história nunca foi publicada.

- "Ridículo" -O National Enquirer, que apoiou a candidatura de Trump à Presidência, é propriedade de David Pecker, que se declarou amigo do hoje presidente.

"Pecker realmente o considerava um amigo", disse à The New Yorker Jerry George, ex-editor-chefe da AMI. "Nunca publicamos uma palavra sobre Trump sem seu consentimento".

A AMI negou buscar ter influência sobre Trump.

Sugerir que a AMI "está envolvida em algo que lhe permitiria ter influência sobre o presidente dos Estados Unidos é ridículo", disse em um comunicado.

"Fui eu quem o aceitei, de modo que a culpa também é minha. Mas não entendi o alcance dos parâmetros" do acordo, disse McDougal a The New Yorker em alusão ao suposto pagamento.

A nota na The New Yorker foi escrita pelo filho de Mia Farrow e Woody Allen, Ronan Farrow, autor de um dos artigos que desencadeou o escândalo de abuso sexual por parte do produtor de cinema Harvey Weinstein em outubro passado.

A história de McDougal se assemelha à da atriz pornô Stormy Daniels, que também assegurou ter tido uma relação com Trump em 2006.

Na terça-feira, o advogado pessoal do presidente, Michael Cohen, admitiu ter pago 130.000 dólares a Daniels, nome artístico de Stephanie Clifford, mas não detalhou os motivos desse pagamento.

Cohen disse que fez o pagamento por conta própria e que não foi reembolsado. "Nem a Organização Trump, nem a campanha de Trump participaram da transação", indicou.

A ONG Common Cause afirmou ter "razões para acreditar" que o dinheiro deve ser considerado um gasto de campanha "porque foi pago com o objetivo de influenciar nas eleições presidenciais de 2016".