Topo

Jornalista preso há um ano é colocado em liberdade na Turquia

16/02/2018 10h42

Berlim, 16 Fev 2018 (AFP) - Um jornalista germano-turco preso há um ano na Turquia por terrorismo, Deniz Yücel, foi colocado em liberdade nesta sexta-feira, anunciou o governo alemão.

"Podemos confirmar que Deniz Yücel foi libertado, estamos aliviados e contentes", indicou um porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Rainer Breul, em um encontro com a imprensa.

Por seu lado, a agência turca Anadolu confirmou que um tribunal de Istambul ordenou a libertação condicional de Yucel, depois de ter aceitado uma ata da acusação em que reclamava até 18 anos de prisão para ele.

A Anadolu não diz quais as acusações pesam contra o jornalista.

O porta-voz alemão disse ainda que o chefe da diplomacia de seu país, Sigmar Gabriel, dedicou muito esforço nos últimos dias para conseguir uma solução em cooperação com seu colega turco.

Confirma-se assim uma informação antecipada pelo jornal alemão Die Welt, para o qual Yücel trabalhava como correspondente em Istambul quando foi detido por suspeitas de terrorismo.

A chanceler alemã Angela Merkel havia pressionado para que a liberdade fosse concedida a Yücel, advertindo que as relações bilaterais, deterioradas por este caso, não iriam melhorar se não ocorressem mudanças.