Topo

Ano do Cão: as garras estarão de fora, preveem mestres do feng shui

14/02/2018 12h26

Hong Kong, 14 Fev 2018 (AFP) - Os próximos 12 meses serão tudo menos um passeio tranquilo para os líderes mundiais, de acordo com as previsões dos mestres do feng shui de Hong Kong sobre o Ano do Cão que se anuncia no calendário lunar chinês.

Nascido em 1946, outro Ano do Cão, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, poderá enfrentar uma onda de azar em 2018, afirmam esses respeitados mestres, enquanto a China celebra na sexta-feira a entrada no novo ano.

A arte do feng shui - que significa vento e água - ainda tem uma grande influência na Ásia. Os habitantes seguem seus princípios para organizar sua casa ou escritório e tomar decisões, na esperança de maximizar seu bem-estar, sorte e fortuna.

Baseia-se numa filosofia antiga que considera que todos os eventos são o produto de um equilíbrio sutil entre os cinco elementos que compõem o universo: metal, madeira, água, fogo e terra.

A data de nascimento de Donald Trump faz dele um "cão de fogo", mas o ano de 2018 é o do "cão da terra", elementos que não caminham bem juntos.

De acordo com Thierry Chow, que pratica a adivinhação na antiga colônia britânica devolvida em 1997 sob a tutela chinesa, o elemento "fogo" do sinal do ocupante da Casa Branca queimará e afetará sua saúde.

- 'Desequilíbrios' -O fogo também representa o discurso e as declarações do presidente americano que podem provocar "verdadeiros problemas" com consequências tangíveis, afirma à AFP. "Os elementos serão muito fogo e muita terra, haverá desequilíbrios em seu destino".

Chow utiliza o sistema de nove estrelas voadoras da tradição do feng shui, com base na posição das constelações.

Ela prevê novas tensões entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, afligida pela quinta estrela, a mais maléfica.

Também adverte sobre um mal-entendido entre Donald Trump e a China sobre questões espinhosas relativas ao comércio e à economia. "A sétima estrela cai no leste", na Ásia. "Esta estrela afeta a comunicação, provoca fofocas e mal-entendidos".

Em Hong Kong, o feng shui é onipresente. Muitas pessoas recorrem aos mestres do feng shui para decidir sobre a data do casamento ou a compra de um apartamento.

As grandes empresas empregam seus próprios consultores de feng shui que fornecem conselhos de decoração ou de investimento.

Todos os anos, a CLSA, uma das principais corretoras da Ásia, publica seu próprio termômetro "feng shui", algo um tanto irônico para o mundo dos negócios.

Para 2018, os setores da internet, serviços e tecnologias vão fluir facilmente, aponta CLSA. Estas são indústrias "ligadas ao fogo" e se destacarão particularmente bem entre maio e julho.

- 'Energia real' -No entanto, com uma Bolsa de Valores de Hong Kong que evolui tensamente, a corretora aconselha os investidores a manter a cabeça fria durante o ano do cachorro.

"O cão representa fidelidade e dever, e simboliza defesa e proteção", diz ela. "Os empresários têm que ficar com seus clientes mais leais e os investidores fariam bem de não ter olhos maiores que os estômagos".

Longe da política e das finanças, Chow prevê um casamento bem sucedido em maio próximo para o príncipe Harry e a atriz Meghan Markle.

No calendário chinês, o elemento "terra" representa a realeza. Combinado com a imagem da vela associada ao mês de maio no almanaque tradicional, tudo contribui para uma festa de sucesso, afirma.

"Eu acho que tudo vai dar certo. O casamento trará coisas boas para o país e uma boa energia para o mundo", diz Chow.

O calendário lunar chinês ocorre em um ciclo de doze anos e atribui a um animal a cada ano.

O cão sucede o galo e precede o porco neste ciclo que diz respeito a mais de um bilhão de pessoas na China, Hong Kong, Taiwan, Cingapura, Vietnã e Tailândia, onde vive uma grande minoria sino-tailandesa.