Topo

Entretenimento

Mosaico da época romana é descoberto em Israel

08/02/2018 15h26

Cesareia, Israel, 8 Fev 2018 (AFP) - Uma equipe de arqueólogos israelenses exibiu nesta quinta-feira um mosaico "incomum e bonito" da época romana descoberto no antigo porto de Cesareia, no norte de Israel.

O mosaico data do II ou III século d.C. Mede três metros e meio de largura e oito metros de comprimento, segundo informou a Autoridade de Antiguidades em um comunicado.

"Descobrimos um mosaico pertencente a um edifício romano de 18 séculos atrás", afirmou Uzi Ad, uma das pessoas responsáveis pelas escavações.

"É um mosaico de grande qualidade e colorido que representa três personagens", homens ricos usando togas; um de frente e dois de perfil, informou.

"Mosaicos deste tipo só foram encontrados no Chipre e no norte da Síria", acrescentou o arqueólogo. "Nunca tínhamos encontrado um mosaico de tal qualidade em Israel".

De acordo com a Autoridade de Antiguidades, o mosaico estava em um prédio público ou em uma casa particular.

"Se o mosaico fazia parte de uma propriedade privada, os personagens poderiam ser os proprietários. Se for de um edifício público, poderiam ser os doadores do mosaico ou membros do governo local", acrescentou a autoridade.

Cesareia, a 50 km de Tel Aviv, nas margens do Mediterrâneo, foi fundada há 2030 anos por Herodes, o Grande, um rei designado pelos romanos que reinava na Judeia. Foi uma das principais cidades romanas da região até as Cruzadas.

Atualmente, os vestígios da cidade atraem visitantes e o teatro romano organiza shows.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento