Dentes dos Homens de Neandertal eram digeridos por grandes carnívoros

02/02/2018 10h49

Paris, 2 Fev 2018 (AFP) - Como encontrar traços do Homem de Neandertal? Nos restos de alimentos excretados pelos grandes carnívoros, que os saborearam há cerca de 40.000 e 50.000 anos atrás, segundo um estudo publicado na revista Paleo.

Ao escavar o sítio arqueológico de Pradelles, em Marillac-le-Franc, na Charente (oeste da França), os arqueólogos descobriram que os dentes identificados até então como dentes de leite de gado ou cervo eram na verdade dentes humanos.

Esses dentes, segundo os pesquisadores, passaram pelo trato digestivo de grandes carnívoros. Por causa do ataque da acidez e das enzimas dos sucos gástricos, "esses dentes neandertalianos não se assemelhavam a dentes humanos, e por isso os pesquisadores os atribuíram ao gado ou cervo", explica Bruno Maureille, paleontólogo e coautor do estudo.

Para chegar a essas conclusões, a equipe internacional estudou as mudanças morfológicas que os dentes tiveram que sofrer desde a morte de seu dono. Eles também foram capazes de definir uma série de critérios que facilitarão sua identificação no futuro.

O esmalte dental é a parte mais resistente do corpo humano, "o resto desapareceu totalmente durante o processo digestivo dos carnívoros", explica o paleontólogo.

"Pode haver dentes humanos parcialmente digeridos em todos os depósitos entre o início da história da linhagem humana e o fim da existência dos grandes carnívoros (como a hiena das cavernas) há ao menos 12.000 anos", acredita o diretor de pesquisa do CNRS.

Isso enriqueceria enormemente o número de fósseis humanos que os pesquisadores tanto sentem falta.

O sítio arqueológico de onde vieram os dentes estudados é "único, muito especializado", porque servia apenas como "açougue" para os neandertais que não moravam lá, mas o usavam para fazer os cortes de carne.

"Os homens traziam as carcaças de renas para tratá-las e extrair um máximo de recursos", diz o arqueólogo que pesquisou o sítio por mais de 10 anos.

Mas as renas não eram as únicas a passar pelo corte neste local: "supomos que os neandertais trouxeram alguns de seus contemporâneos a este depósito para cortá-los", assim como outros animais.

Então, se por acaso, "os homens canibais não comiam tudo (...), os carnívoros chegavam e se aproveitavam do que os homens deixavam", explica o pesquisador.

E o homem de Neandertal era muito apreciado pelos grandes carnívoros.

"Foram encontrados no sítio arqueológico mais de quinze dentes digeridos", explica Bruno Maureille.