Topo

Trump satisfeito com seus discurso sobre o Estado da União

01/02/2018 12h31

Washington, 1 Fev 2018 (AFP) - Donald Trump se mostrou satisfeito com seu discurso de terça-feira ante o Congresso, e expressou esse sentimento ante o risco de parecer pouco rigoroso ante um tema que o preocupa bastante: o nível da audiência.

"Obrigado a todos pelos cumprimentos e comentários do discurso sobre o Estado da União", tuitou o presidente americano nesta quinta-feira, dois dias após comparecer diante dos legisladores.

"45,6 milhões de pessoas assistiram, o número mais elevado da história", apontou.

Mas se observados os números do Instituto Nielsen a este respeito, três de seus antecessores tiveram mais audiência do que ele em seu primeiro discurso sobre o Estado da União. O democrata Bill Clinton em 1994 (45,8 milhões), o republicano George W. Bush em 2002 (51,8 milhões) e o democrata Barack Obama em 2010 (48 milhões) atingiram números mais altos.

Este fascínio do presidente americano - e ex-apresentador de reality show - pelas taxas de audiência recorda uma polêmica que marcou o início de seu mandato.

Seu orgulho foi ferido pelas fotos da multidão que assistiu a sua posse, claramente inferior àquela que assistiu a de Barack Obama oito anos antes.