Topo

Detectadas 60.000 estruturas maias ocultas no norte da Guatemala

01/02/2018 21h48

Cidade da Guatemala, 1 Fev 2018 (AFP) - Um escâner de alta tecnologia detectou 60.000 estruturas arqueológicas maias no norte da Guatemala, ocultas sob o solo e a floresta densa, informaram nesta quinta-feira (1) pesquisadores e autoridades locais.

As relíquias foram encontradas nos dois últimos anos com tecnologia LiDAR (Light Detection And Ranging), que por meio de sensores em uma aeronave escaneou 2.100 km2 no departamento (estado) de El Petén (norte), na fronteira com o México e Belize, disse em coletiva de imprensa o americano Marcello Canuto, um dos diretores do estudo.

Entre as descobertas estão novos centros urbanos com calçadas, casas, terraços, centros cerimoniais, canais de irrigação e fortificações, entre outros, detalhou Canuto, arqueólogo da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos.

As medições e elaborações de mapas foram feitas em nove sítios e arredores, estudados pela Fundação Patrimônio Cultural e Natural Maya (PACUNAM), uma entidade financiada pela iniciativa privada na Guatemala e doadores estrangeiros.

Uma das revelações do estudo foi a localização de uma nova pirâmide de 30 metros, que havia sido identificada como um morro natural em Tikal, o principal sítio arqueológico do país centro-americano. Também foi situada um sistema de fosso e muralha de 14 km no mesmo local.

"Agora não é necessário cortar a mata para ver o que há por baixo", afirmou Canuto, ao qualificar a investigação como uma "revolução na arqueologia maia".

Segundo o especialista, o sistema LiDAR permitiu detectar em um curto prazo descobertas que teriam exigido décadas com a arqueologia tradicional.

Além disso, o estudo sugere que em seu auge estas terras baixas maias foram ocupadas por dez milhões de habitantes, uma população "muito maior" que a das estimativas anteriores.

As revelações do estudo serão exibidas em um documentário que estreará em 11 de fevereiro pelo canal de televisão da National Geographic, acrescentou o ministro da Cultura e Esportes, José Luis Chea.

"Estas descobertas reafirmam que a Guatemala é o coração do mundo maia", acrescentou Jorge Mario Chajón, diretor do Instituto Guatemalteco de Turismo (Inguat).

A cultura maia teve seu esplendor no chamado período clássico até que entrou em uma etapa de decadência no pós-clássico, entre os anos 900 e 1200 d.C.

Esta rica cultura se expandiu pelos territórios que atualmente abrangem Guatemala, México, Belize, El Salvador e Honduras.